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 Review - Trek Remedy 9

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nunonobrega
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MensagemAssunto: Review - Trek Remedy 9   Ter Maio 19, 2009 6:56 pm

TREK REMEDY 9



Foto de Origem.

Caracteristicas:

Quadro: TREK REMEDY 9 (branco pérola e preto) - Tamanho M - 150 mm de curso

Suspensão Traseira: FOX FLOAT RP 23 XV (150mm)

Rodas: Bontrager Rhythm Elite (cubos de rolamentos e aros da Brontager)

Suspensão: FOX 36 Float RC2 (20 mm de eixo)

Travões: Avid Juice Carbon 203 mm - frente e 185 mm trás

Shifters: SRAM X-0, 9 speed w/MatchMaker

Guiador: Easton Monkey Bar EA70 low rise 685 mm - Bontrager Race lite Med. rise 650 mm (origem)

Desviador Traseiro: SRAM X0

Desviador Dianteiro: Shimano XT

Corrente e cassete: SRAM PG970 11-32, 9 speed

Cremalheira: Shimano XT 26/34 - Blash RACE FACE - 22/32/44 (origem)

Pedais: Time Z control DH e Freeride e Shimano M540 Xc

Avanço: Bontrage Big Earl 70 mm 10º - Bontrager Race X LITE 70mm 7º (origem)

Caixa de Direcção: Cane Creek SE Light Edition; 1 1/8" em cima, 1.5" em baixo (sistema E2)

Espigão de Selim: Bontrager Race LITE

Selim: Bontrager Rhythm Pro

Tensor de Corrente: BlackSpire (ainda não chegou)

Pneus: 26x2.35 (maxxis ignitor)

Ciclocomputador: Blakburn Delphi 5.0 com frequência cardiaca.

Peso: 13.80 kg - Com alterações - 13 kg (sem pedais) - Origem


Primeira impressão:

Acho que é uma opinião geral que para afinar estas suspensões é preciso tirar um curso para perceber mas com paciência tentei afinar a suspensão. Claro na primeira volta a suspensão de trás estava muito mole e a da frente muito dura.

Outra coisa que notei logo que não estava bem foi a Frente da bicicleta, muito alta e tive de tirar duas anilhas para baixar a frente, parecia uma Harley. Terceiro ponto que ainda me custa a adaptar é o barulho dos travões do AVID.

Mas fiquei surpreso com a bicicleta e adaptei me rapidamente a ela. No primeiro dia ficou-me a doer as costas mas adorei a bicicleta com a forma como ela lê o terreno.

De volta a casa tempo para colocar a bicicleta a meu gosto:

1º - Baixar a Frente (só retirei duas anilha, ficando só uma)
2º - Posição das manetes
3º - Chegar o selim para a frente para pedalar mais em cima do eixo do que mais atrás
4º - Ler manual da FOX e afinar as suspensões
5º - Pressão dos pneus (muito importante)
6º - Conferir se todos os parafusos estavam apertados e lubrificar
7º- Apertar raios.

Na segunda volta com a bicicleta as coisas mudaram radicalmente para melhor. E só apetece andar e andar de bicicleta fazendo me esquecer da mota.
Após alguns meses de uso e com uns quantos km´s já tenho uma opinião mais formalizada:

Subir: Não é uma XC pura a subir mas não fica atrás. A suspensão traseira no modo PRO PEDAL não bombeia nada e a roda de trás agarra-se ao chão e não o larga. É muito difícil de subir em pé na bicicleta e só consigo subir com ela sentado na beirinha do selim.Aqui nota-se a geometria do quadro em que se pedala um pouco a trás. Os pneus largos ganham muito atrito e a suspensão da frente bombeia um pouco mas pronto não se pode ter tudo. Não sinto necessidade de ter o bloqueio completo da suspensão traseira e da frente, facilmente adaptei-me mas se tivesse melhor.

Rolar: Novamente não é uma bicicleta pura de Xc que não se perde nada no andamento mas também não noto o facto de ter 160/150 mm e rola muito bem. A grande vantagem para algumas directas concorrentes é o facto de ser leve.

Descer: Neste tipo de inclinação é que se revela. Com afinação certa em ambas as suspensões e com o selim um pouco baixo tiramos um prazer enorme em descer rápido. Não existe palavras para descrever a sensação, parece o sofá lá de casa.
É incrível como é fácil de descer e passar obstáculos.
A conjugação entre as suspensões e a geometria do quadro são perfeitas e o novo sistema ABP com pivô no eixo traseiro a travagem em piso irregular é feita o mais colado ao chão.

Verifiquei este sistema em zonas de pedra e raízes em que noto na travagem que a roda vai colada ao chão. O sistema Full Floater é muito benéfico porque a suspensão traseira não está agarrada ao quadro, deixando a escora traseira livre de movimentos. Tinha algum receio de torção lateral mas felizmente foi reforçado com o “Evo” e com pivôs resistentes.

Aspectos negativos:

- Travões fazem um pouco de barulhos e "tremelicam" muito e o barulho é irritante. O poder de travagem é bom e têm se um bom poder de controlo mas o barulho não me fascina. Disseram-me que era normal nas medidas grandes mas mesmo assim não gosto do barulho.

- O guiador que devia ser um pouco mais largo mas isso pode ser ao facto de estar habituado à largura da mota de motocross.

- Posição de condução mais robusta e mais alta. O avanço não transmite muita segurança devido á sua ligeireza.

- Não dá para subir em pé porque bombeia um pouco.

- Os pneus Maxxis são muito fracos nas paredes lateral e facilmente se rasga um pneu.

- A suspensão traseira tem poucas afinações. A Opção de um DHx5 Air seria a melhor opção.

- A “leveza” da bicicleta é prejudicial em percursos muito rápidos em que se nota algum descontrolo mas em contrapartida é muito benéfico em zonas técnicas. Essa aparente falta de robustez só se nota em percurso acidentados e em velocidades muito grandes.

Aspectos Positivos

- Posição de condução com um bom ângulo para Descer.

- Rodas da Bontrager Rhythm Pro tubeless são muito boas. Rolam muito bem e aguentam muito bem as pancadas. (ainda não tive nenhum empeno).

- Conjugação entre o Quadro e o sistema da suspensão traseira com o ABP e o FULL FLOATER

- A Leveza da bicicleta permite colocar a bicicleta onde se quer e obter uma excelente leitura do terreno. Muito boa em zonas técnicas e muito acidentadas.

- Em saltos e em drop´s (máximos 1.5/2 metros- não tentei mais) não muito exagerados absorve muito bem os impactos.

- A direcção e o sistema E2 aliados à FOX FLOAT 36 são muito robustos e absorvem grandes pancadas sem torção.

- Uma bicicleta muito polivalente porque um dia podes fazer 60 km´s e no outro podes estar a curtir numa pista de DH, sem grandes modificações na bicicleta. Somente mudo o setup das suspensões e se necessário coloco os 3 pratos (se for uma grande volta de xc)

- É uma excelente bicicleta de All-mountain e embora pareça fraquinha para levar pancada, na realidade é muito resistente e não nega um bom salto ou drop.

- É necessária alguma paciência para acertar nos Setup´s para andar em DH, Free ride ou em Xc, mas depois é muito fácil e rápido.

Upgrades:

- Colocação de uma guia de corrente inferior que dê para utilizar mudanças à frente

- Posição de Condução mais alta e que transmita mais confiança. (upgrade já feito)

- Retirar o prato de fora e colocar um prato de protecção (upgrade já feito)

- Substituir os pratos de 22 e 32 para 26 e 38. (upgrade já feito)

- Guiador mais largo de 690 mm (minimo) (upgrade já feito)

- Avanço robusto mais curto e com um angulo no minimo de 10º (upgrade já feito)

- Pneus 2.35 de outra marca (ainda não decidi)

Links sobre a Trek Remedy:

Trek Remedy - Site Oficial

Afinação de Suspensões da Remedy

Apresentação Oficial - Parte 1

Apresentação Oficial - Parte 2

Review MTBR

Review MTBR com Video

Review BikeMag

Review Bike Radar


Fotografias:

Aspecto geral (já com Upgrades)








FOX 36 FLOAT RC2 - eixo de 20mm - Rodas Bontrager Rhythm Elite




Posição de Condução: Guiador de 685 mm low rise. De origem traz um de 650 mm.





EVO - Full Floater - FOX RP23 VX




Direcção mais alta de angulo de 10º e mais curto 70 mm De origem vêm um avanço demasiado leve com 80 mm e 7º.





Sistema ABP




Outro ângulo - Desviador SRAM X0




Algumas das fotos são do ano passado.

Espero ajudar a futuros compradores de uma bicicleta de All mountain.

Finalmente a TREK tem uma bicicleta muito boa.

Melhores cumprimentos

Nuno Nóbrega - N2


Última edição por nunonobrega em Seg Maio 25, 2009 4:28 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Sex Maio 22, 2009 7:25 pm

Está muito bacana. E ao vivo, ainda mais bacana fica.
Realmente só fica a faltar o bash, para ficar a bomba de AM.
Já "experimentei" andar numa, e a primeira coisa que se nota é a grande suavidade do sistema de amortecimento, quando comparado com um singlepivot normal. Outra coisa de que gostei muito foi que o curso parece não acabar! Já para não falar no peso, mesmo muito levezinha.
Para mim, uma das melhores apostas para AM.


Ah, e no teu caso, só trocava o guiador por um mais largo Wink
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Sab Maio 23, 2009 9:57 am

Boas

As fotos são antigas, são do ano passado quando a comprei.
Já tenho o blash e os pratos 38/26.

Nesta semana já vendi o guiador e estou na fase de aquisição de um outro.

Cumprimentos
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nunonobrega
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Seg Maio 25, 2009 4:39 pm

Este fim de semana alterei o setup do avanço e guiador.
Depois de ter seguido o conselho de amigos (Pax, Covas e Freesnail) resolvi colocar um guiador mais largo de pelo menos 685 mm. Depois de alguma procura na net sobre um bom guiador a escolha recaiu para o Easton Monckey Bar EA70.
Como gosto de ver um guiador larga mas baixo optei por um low rise (por motivos estéticos).
Em relação ao avanço pensei em mudar porque sempre achei muito fraquinho de aspecto pois era muito estreito e fino para este quadro. Além disso o avanço Bontrager RACE X Lite pesa 102 gr e é muito fraco e como não gosto de ter supresas decide mudar.
Andei a ver muito avanços nomeadamente o Thomson e o Hope e não tinham bem a dimensão que queria. Eu andava á procura de um comprimento de 70 mm com um angulo de 10º para ficar ligeiramente mais alto e mais curto do que o de origem. Depois de tanta procura e dor de cabeça decidi exprimentar o BIG EARL da BONTRAGER porque gostei do aspecto "possante " e como o quadro e a testa da direcção conjugavam com o avanço. Parecia que tudo fluía e visto de cima a dimensão do tubo superior do quadro é igual ao do avanço que seguia a mesma pro pneu.Além disso com o guiador achei que ficava bem.

Só houve um senão com esta mudança, o peso. Passeio de 110gr para 290gr, mas sinseramente não me importo porque afinal são 180 gr não é nada.

Ainda ando em fase de exprimentação mas até agora estou a gostar.
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Seg Maio 25, 2009 4:40 pm

Reformulei a review com fotos, links, teste feitos por revistas para que a Review seja mais completa.
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Seg Maio 25, 2009 4:43 pm

Ora assim é que se fala!

Finalmente um guiador á "home"! Wink

O peso é secundário. Se gostas do desempenho e do aspecto visual, 180g é menos uma maçã que levas no Camel. Cool
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Ter Maio 26, 2009 11:16 am

Boas,

De facto, gosto muito dessa bicla...
Não tanto pela cor, que sinceramente já me chateia tanto branco, mas pelas linhas do quadro... Deve ser do ar chopper.
O guiador da easton foi uma boa opção. Diria que das melhores do mercado.

P.M.
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Ter Maio 26, 2009 2:52 pm

até 500gramas é o cocó matinal pa!

Nuno és tu que vais montar o guia corrente BlackSpire?
Tens que tirar fotos da montagem para ver bem como é fixa e regulável. O próximo se calhar sou eu!
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Ter Maio 26, 2009 3:42 pm

Boas

Sim em principio vou montar o blackspire. Encomendei o tensor em conjunto com os pedais Tima Z control. Estou à espera da encomenda pois vem de espanha.

Cumprimentos
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Ter Maio 26, 2009 3:44 pm

Bem feito era criares um [How to] acerca da montagem do blackspire no tópico da Mecânica (http://www.6polegadas.com/mecanica-f9/)
Wink
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MensagemAssunto: Re: Review - Trek Remedy 9   Hoje à(s) 1:39 pm

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