InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  

Compartilhe | 
 

 Transition Covert

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM


Mensagens : 4800
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 26
Localização : Almada
Bike : Banshee Rune V2

07012010
MensagemTransition Covert

Transition Covert - Um abacate com sabor

A Transition Covert é a bicicleta mais polivalente da linha da Transition e, como tal, é a endureira de serviço. Os seus 150 mm de curso traseiro aliados ao seu peso contido permitem-lhe chegar ao topo do monte sem grande esforço e descer sem perder toda a diversão que os trilhos têm para oferecer.



Olhando para todo o conjunto, vemos uma bicicleta equilibrada e bem equipada para o seu preço, contando apenas com componentes de gama média/alta. Não nos podemos deixar enganar pelos componentes Transition (como é o caso das rodas, selim e pedais), pois estes são de elevada qualidade e não ficam atrás dos componentes das marcas de renome no BTT.


O quadro
Simples, eficaz e resistente. Creio que estas três palavras chegam para caracterizar este quadro.
Tal como o seu antecessor, a sua beleza deposita-se na simplicidade e cores "diferentes". As novas tubagens dão-lhe um aspecto mais actual, elegante e ligeiro. Mas não se deixem enganar: este quadro continua a ser um lobo, mas agora com roupas da moda! Os pivots são generosos, há imensos reforços, tubos com formatos diferentes, montes de peças maquinadas e soldaduras bem feitas. Tudo isto feito sempre com muita atenção aos detalhes. A pintura também é de elevada qualidade e não vai largar o quadro com facilidade.
Como equipa que ganha não mexe, o sistema de suspensão continua o mesmo. É bastante simples e directo: não há inúmeros links e pivots. No entanto conta com bastantes rolamentos, factor a ter em conta quando chega a hora da revisão.
Nota positiva para os apoios ISCG-05: vão facilitar a vida a quem quer montar um guia de corrente ou um Truvativ Hammerschmidt.
No entanto tudo isto tem um preço... Este não é um quadro propriamente leve para o curso que dispõe e esse pode ser um problema para quem quer ter uma bicicleta o mais polivalente possível.
Outro ponto negativo é a rota dos cabos. Esta é bastante estranha e com um efeito estético pouco agradável. Deveria ser mais discreta e muito menos "trapalhona". Mas verdade seja dita: não se notam problemas no funcionamento da transmissão.

1 2
3 4
5 6

1. Testa reforçada e para suspensões com tubo tapered. Soldaduras cuidadas. +
2. Pivots generosos e abundância de elementos maquinados. +
3. Reforços em pontos chave e atenção aos detalhes.+
4. Tubos de variados formatos e com reforços importantes. +
5. Escora sem interferências no funcionamento da transmissão. +
6. Rota dos cabos mal projectada e com interferências no prato pequeno da pedaleira. -

Os componentes
Este kit da Transition Covert traz uma agradável listagem de componentes.
Começando pela suspensão: uma Fox 36 Float RC2. Esta é provavelmente a melhor e mais leve suspensão a ar de 160 mm que podemos encontrar. Tem sofrido uma evolução bastante significativa nos últimos anos, tendo ficado mais leve e ganho mais sensibilidade. Obviamente ainda não está ao nível da mola, mas foi uma agradável surpresa neste teste. Muito sensível no início do curso e com um funcionamento muito suave e sem atritos. Claramente a suspensão ideal para esta montagem.
Grande parte da transmissão ficou ao encargo da Sram. Os shifters e desviadores Sram X.9 funcionaram sempre suavemente e sem problemas. A pedaleira Truvativ Stylo cumpre sem problemas a sua função. Não é muito rígida e como tal consegue dar alguma suavidade extra quando a corrente passa para outro prato. A corrente KMC Z9000 tem uma reputação bastante negativa, no entanto não detectámos qualquer problema com a mesma e não há nada a apontar quanto ao seu funcionamento e resistência.
As rodas Transition fazem um bom conjunto com os pneus Maxxis. Os cubos fazem pouco atrito e rolam razoavelmente bem. Os aros têm um perfil alto e largo, que confere muita resistência ao conjunto. O resultado são umas rodas rígidas e robustas, com um bom peso, bom aspecto e muita qualidade de construção. Mesmo depois de algumas aterragens menos bem conseguidas, não há nem um empeno mínimo.
Os travões são os novos Avid Elixir CR. Estes travões travam mesmo a sério (por vezes até demais). No entanto são de apenas um pistão e o seu peso é bastante contido. Com um suave toque consegue-se obter um brutal poder de travagem. O problema é que são demasiado bruscos e têm pouca progressividade. Os discos parecem ser ligeiramente mais finos que o normal e isso pode causar alguns empenos ocasionais se não se tiver alguns cuidados. No entanto estes são uns bons travões e, para quem gostar de travões pouco progressivos, está aqui uma excelente aposta.
Chegando aos periféricos, não há nada a apontar quanto ao guiador, avanço e espigão Truvativ. O selim Transition é resistente e tem bons acabamentos, mas não é confortável, o que o torna numa má aposta para maiores distâncias. Por outro lado, os punhos Odi são bastante confortáveis e não se tornam escorregadios mesmo depois de molhados e com lama. Os pedais são maquinados e resistentes mas pecam por não terem muita tracção.
(consultar tabela de componentes mais abaixo)




Comportamento a subir e rolar
Apesar de não ser uma trepadora ou roladora nata, esta bicicleta desempenha sem dificuldades este papel. O bombear devido à força da pedalada é reduzido no prato mais pequeno da pedaleira e mínimo quando se utiliza o prato do meio. Com o Propedal do amortecedor ligado, este torna-se quase imperceptível, reduzindo significativamente a energia desperdiçada.
O perfil dos Maxxis High Roller pode parecer vocacionado para as descidas, mas na realidade estes pneus fazem pouco atrito, o que facilita quando se quer ganhar velocidade sem grande esforço, e ainda permitem subir em terreno mais escorregadio ou inclinado sem perdas de tracção.
O tubo superior do quadro é curto mas é compensado com o avanço de 75 mm. Esta combinação permite manter a frente sempre colada no chão e facilita quando se quer escolher trajectórias em trialeiras mais técnicas.



A descer
Baixa-se o selim e começa a diversão. Depressa se percebe que o controlo em singles-tracks mais fluidos e com curvas em relevé são o habitat natural desta bicicleta. A baixa distância do eixo pedaleiro ao chão permite ter um centro de gravidade mais baixo e proporciona um enorme controlo em curva. A velocidade a que se sai das curvas é grande e isso significa menos travagens e menos tempo perdido. Os Maxxis High Roller também têm recebem mérito pela sua soberba capacidade de tracção lateral.
Se acrescentarmos alguns saltos a diversão aumenta. O tubo superior do quadro é curto e consegue-se ter um bom controlo no ar, apesar do comprido avanço de 75 mm.
A desvantagem destas características é a perda de alguma estabilidade em zonas mais acidentadas e rápidas. A baixa altura do eixo pedaleiro exige algum cuidado para não bater com a pedaleira em lado nenhum, especialmente quando se desce um drop ou vertical mais acentuada no início.
A nível das suspensões não há muito a dizer. Absorvem tudo e nunca durante o teste sentimos que houvesse perda de estabilidade na recepção de algum salto ou drop.
Não notámos interferências da travagem na suspensão traseira nem torção lateral significativa.






Lista de componentes/especificações
Quadro
Suspensão
Amortecedor
Pedaleira
Avanço
Guiador
Caixa de direcção
Eixo pedaleiro
Travão dianteiro
Travão traseiro
Pneus
Câmaras de ar
Pedais
Espigão
Selim
Punhos
Cassete
Rodas
Manetes das mudanças
Desviador traseiro
Desviador dianteiro
Corrente

Peso final
Peso do quadro
Preço
Preço do quadro
Garantia
Representante
Transition Covert 150 mm de curso em alumínio 6061
Fox 36 Float RC2 160 mm de curso
Fox Float RP23
Truvativ 44/32/22 (Included with crankset)
Truvativ Team 75mm
Truvativ Stylo 30mm Rise
FSA Orbit MX / Orbit Xtreme Pro / Z1.5R / TBC Integrated
Truvativ GXP
Avid Elixir CR Mag 203 mm
Avid Elixir CR Mag 185 mm
Maxxis Highroller 26x2.35 60a (foldable)
Ultralight
N/A (Transition neste modelo testado)
Truvativ Team Dual Clamp
TBC Park n' Ride AM
ODI Cross Trainer X Lock-on
SRAM PG980 11-32
TBC Revolution AM
SRAM X9
SRAM X9
SRAM X9
KMC Z9000

14.4 kg (tamanho M com os pedais Transition)
3.46 kg (tamanho L com Fox Float RP23 XV)
€ 3.375,00
€ 1.490,00
2 anos
Justbikes
Página do produto com a geometria e outras especificações aqui:
http://www.transitionbikes.com/Bikes_Covert.cfm

Arrow Aspectos positivos: Qualidade do quadro
Equilíbrio geral na montagem e nível dos componentes
Relação qualidade/preço
Arrow Aspectos negativos: Passagem dos cabos estranha e com pequenas interferências
Selim desconfortável

Classificação 6polegadas
Quadro
Relação Preço/Qualidade
Comportamento a subir
Comportamento a descer
Rigidez do Quadro
Maneabilidade/Controlo
Estabilidade
Estética e acabamentos

Valor Global
4
4
4
5
5
4
4
5


4

Sugestões:
Para os adeptos das descidas sugerimos uma pedaleira de 2 pratos com bash ou o Truvativ Hammerschmidt, um avanço mais curto e um guiador mais largo. Ou optar pelo kit FR com a Fox 36 Van e o Fox DHX air.
Para quem gosta de longas distâncias, aconselhamos a troca de selim por um mais confortável.


Veredicto 6polegadas
Com esta bicicleta extremamente divertida e polivalente, a Transition apresenta uma sólida proposta ao nível das grandes marcas de bicicletas, mas com um preço bem mais convidativo.


Notas:
Esta bicicleta foi testada durante o período de um mês em locais como Sintra, Leiria e Alcobaça.

Um agradecimento especial à Justbikes, representante da Transition em Portugal, por ter cedido a bicicleta para testes durante o período de um mês.


Última edição por Amukinado em Qua Maio 22, 2013 3:51 am, editado 3 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.6polegadas.com

 Tópicos similares

-
» Transition Covert
» Transition Bandit
» Primeira demonstração pública do carro-avião Terrafugia Transition
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Transition Covert :: Comentários

Re: Transition Covert
Mensagem em Qui Jan 07, 2010 9:47 pm por G_g
Rodas leves?

"The Revolution AM wheelset is our lightweight all mountain/enduro wheelset (...) Weight: 2070g"

Devem andar a dormir na forma.

Quanto à review, está aprovada, venham mais (e que eu participe no test ride), que não me importo de escrever (até o fiz para uma transition blindside no frz, http://www.freeridezone.net/smf/index.php?topic=25901.0 )

Agora é mais marcas cederem bikes, que um comparativo era de valor.

EDIT: Se me quiserem mandar uns pedais da twenty6 para testar, dos levezinhos, pode ser que me entusias-me e compre uns, se gostar
Re: Transition Covert
Mensagem em Sex Jan 08, 2010 9:48 am por AndreXTR (conectado)
Boa review amukinado!

Esta bike é muito fixe! E tem um peso bom!

Há por aí um video com esta bike em acção, aguenta muita porrada!

Força Very Happy
Re: Transition Covert
Mensagem em Dom Jan 10, 2010 1:35 pm por gato.evolution
Ficou gira a review, pra mim so tem um defeito, eu não ter andado com ela!
Re: Transition Covert
Mensagem em Seg Maio 31, 2010 1:50 am por iloper
Parabens pela review...

Acho que nunca tinha tido oportunidade de o dizer

é uma bela bike
Re: Transition Covert
Mensagem em Seg Maio 31, 2010 8:20 pm por ervcabrita
Yep, concordo!Bela bike! Esta review até podia ser usada como template Very Happy
Também acho que as marcas pudessem facilitar estes test drives.

Pessoalmente sei que a motovedras/ specialized dolce vita tejo tem algumas boas bikes de test-drive e é bastante fácil ficar com a bike por uns (longos) dias sem pagar nada e sem caução, bikes tipo enduro SL expert, stumpjumper...
Re: Transition Covert
Mensagem em Qua Dez 08, 2010 7:30 pm por AndreXTR (conectado)
Só passado uma data de meses, é que a bike magazine fez um teste à covert...

O 6" sempre em 1º lugar nas lides das reviews Laughing eheheh

http://www.bikemagazine.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1685&Itemid=27

(PS: Çongo, deixaste lá uma fita no min 00:46 )
Re: Transition Covert
Mensagem em Qua Dez 08, 2010 7:50 pm por Bsargento
isso foi no dia da nano

o rapaz tb desceu os burros
Re: Transition Covert
Mensagem em Ter Abr 10, 2012 12:06 pm por Tali bã
Vamos lá desenterrar este tópico!

Há uns meses vi um bike check à Covert do Andrea Bruno no site VitalMTB.com.
Acho interessante partilhá-lo e notarmos algumas opções e configurações tomadas pelo bi-campeão italiano de Enduro.

Cá vai: Andrea Bruno's Transition Covert - vídeo no final das fotos!

Bike test pelo TriRideMTB.com:


Creio que neste momento tem uma zocchi vermelha, mas cá seguem algumas fotos do início do ano:

Quadro M para um gajo de 1,85m de altura!




























Re: Transition Covert
Mensagem em Ter Abr 10, 2012 2:51 pm por Bsargento
é um belo exemplar esse Smile

segundo andei a ler parece que esse seatpost funciona que é uma maravilha, pena ser tão caro, se não era um boa aposta em vez do KS!

a 55 agora está em vermelho sim, mas de resto acho que está tudo igual, não sei o porque de ainda não ter mudado para o quadro de 2012 (eixo x12), "se calhar" não precisa...


p.s -
Amukinado escreveu:
Transition Covert - Um abacate com sabor
6. Rota dos cabos mal projectada e com interferências no prato pequeno da pedaleira. -

troca lá esta coisa, que isso não tem nada de verdade pa...o gajo que montou essa bike é que é um bom nabo...até no site da transition tem lá um manual para ensinar nabos a passar cabos...
Re: Transition Covert
Mensagem em Ter Abr 10, 2012 5:59 pm por Amukinado
Deram-me uma bicicleta para testar e eu testei-a! Se estava mal montada já não é responsabilidade minha. Cool
Re: Transition Covert
Mensagem em Qui Ago 30, 2012 1:11 pm por pc7alex
ouvi dizer que o claudico loureiro (atleta dh) vai usar essa bike em dhu
Re: Transition Covert
Mensagem em Qui Ago 30, 2012 3:58 pm por Bsargento
já usa

Re: Transition Covert
Mensagem Hoje à(s) 1:36 pm por Conteúdo patrocinado
 

Transition Covert

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 

Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
6polegadas :: Análises e testes :: Reviews 6polegadas-
Ir para: