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 Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida

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jmribeiro
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MensagemAssunto: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Dom Mar 01, 2015 11:39 pm

Boas pessoa!
Há coisa de 3 semanas recebi a minha burra nova. Tudo muito bonito e tal, equipada com transmissão 1x10, full sram x7 com expander de 42t.
Fiquei parvo com o barulho, ou ausência dele, quando, ainda a testar a bicicleta, me mandava escadaria abaixo. Era incrível ouvir só o som dos pneus contra as arestas das escadas. Fiquei bastante impressionado, uma vez que nunca tinha defendido as pedaleiras single sem guia de corrente, mas a verdade é que a coisa parecia funcionar.

Na primeira volta não registei nada de problemático, tudo funcionou como devia. No entanto, nas voltas seguintes, e cada vez mais frequentemente, a corrente começou a saltar. Achei isto estranho e fui procurar a origem do problema.

Os dentes do prato da frente continuam impec (a bicicleta deve ter acumulado uns 200km), não havia defeitos na corrente e na cassete. Foi so quando pus a mão ao desviador que descobri a peça defeituosa.

A embraiagem desapareceu complemente. A resistência ao movimento da mudança é tanta ou menor que um desviador desprovido de qualquer tecnologia. As oscilações da corrente são enormes e as chicotadas nas escoras são tão frequentes como a corrente a "descarrilar" do prato dianteiro.

Soou-me logo a defeito de fabrico e fui pesquisar mais qualquer coisa na internet. Descobri que não sou o único com esta queixa... Para me certificar de que realmente isto seria um problema geral, fui à loja de bikes que costumo frequentar, e testei TODAS as bikes que lá tinham com as mudanças de embraiagem e 10v da SRAM. Para meu espanto, ou não, todas as bikes expostas funcionavam devidamente enquanto NENHUMA das bikes usadas tinha a embraiagem a funcionar (todas tinham equipadas X7 ou X9).

Por descarno de consciência, fui ainda testar alguns modelos da melhor marca de transmissões do mercado (leia-se Shimano), num esforço por encontrar algum defeito que me fizesse acreditar que afinal "a minha mudança não era assim tão má", não encontrei.

Posto isto, vinha aqui procurar algum feedback de pessoal que utilize transmissões SRAM com embraiagem e que tenham, ou não, tido o mesmo problema e como lidaram com ele. Obviamente que a solução mais óbvia seria enviar a peça para garantia, mas, uma vez que provavelmente irá voltar ao mesmo, estava a ponderar seriamente em substituir tudo por uma transmissão SLX...



Boas pedaladas!
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 9:32 am

Uso um X0 type 2 vai fazer 1 ano. A embraiagem tem ainda exatamente a mesma força que no 1º dia. (note-se que ando com 2 pratos, cassete 36)

Na HT tenho exatamente um X7 desses, com expander 40T há 5 ou 6 meses, sem qualquer problema, embora a força da "mola" do X7 não tenha muito a ver com a do X0 (até acho a do X0 um pouco exagerada)


Conheço alguns casos de desviadores Shimano com embraiagem que deram raia, ou partiram a mola (nada que 2 ou 3 eur se bem me lembro não resolvam) ... mas este é o primeiro caso de SRAM que tomo conhecimento.

Acho estranho o teu relato de "nenhum dos SRAM type2 usados estar a funcionar", mas é como tudo na vida... podiam estar lá só os avariados Smile

O meu conselho seria enviares para garantia sim pois não me parece que não te resolvam isso.

Será que não andavas com a corrente curta e assim sempre a "esforçar" em demasia o braço/mola do desviador!?

(por curiosidade, qual o tamanho do braço do desviador)

Em transmissão uso SRAM desde sempre.
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 9:48 am

não será apenas a clutch a precisar de ser afinada??
aconteceu-me andar com esse problema,a corrente a saltar com prato N/W e desviador X9 type2,e foi só dar um aperto no parafuso da clutch para ficar impecavel...
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 12:29 pm

tinric escreveu:
Uso um X0 type 2 vai fazer 1 ano. A embraiagem tem ainda exatamente a mesma força que no 1º dia. (note-se que ando com 2 pratos, cassete 36)

Na HT tenho exatamente um X7 desses, com expander 40T há 5 ou 6 meses, sem qualquer problema, embora a força da "mola" do X7 não tenha muito a ver com a do X0 (até acho a do X0 um pouco exagerada)


Conheço alguns casos de desviadores Shimano com embraiagem que deram raia, ou partiram a mola (nada que 2 ou 3 eur se bem me lembro não resolvam) ... mas este é o primeiro caso de SRAM que tomo conhecimento.

Acho estranho o teu relato de "nenhum dos SRAM type2 usados estar a funcionar", mas é como tudo na vida... podiam estar lá só os avariados Smile

O meu conselho seria enviares para garantia sim pois não me parece que não te resolvam isso.

Será que não andavas com a corrente curta e assim sempre a "esforçar" em demasia o braço/mola do desviador!?

(por curiosidade, qual o tamanho do braço do desviador)

Em transmissão uso SRAM desde sempre.

O setup está como veio de fábrica, não acrescentei nem tirei elos à corrente :\
O desviador é de caixa média.
Poderá ser um defeito das gamas mais baixas? Por acaso não experimentei nenhum X0, mas os de 11v que experimentei estavam a funcionar perfeitamente
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 12:36 pm

FilipeGuimarães escreveu:
não será apenas a clutch a precisar de ser afinada??
aconteceu-me andar com esse problema,a corrente a saltar com prato N/W e desviador X9 type2,e foi só dar um aperto no parafuso da clutch para ficar impecavel...

Qual é exatamente esse parafuso que referes? O único que descobri fica "escondido" atrás da pequena peça de plástico onde se lê "Type 2 - Roller Bearing Clutch", mas não faço a menor ideia de que tipo de chave preciso para aquilo  Neutral



Estava a pensar em dar mais tensão na mola da jaula do desviador, como se fazia nos antigos desviadores sem embraiagem. Não serve de muito, mas sempre ajuda qualquer coisa no controlo da mudança...
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 12:43 pm

eu tambem tive problemas do genero com um x9 type 2, troquei para shimano xt e nunca mais tive problemas, e acho que o sistema da shimano funciona melhor, tenho num zee na de dh a 2 anos ainda funciona 5 * e na de enduro os xt ja nao é o primeiro mas isso é porque arranjo sempre maneira de os espetar contra pedras ou algo do genero
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 12:51 pm

jmribeiro escreveu:

O setup está como veio de fábrica, não acrescentei nem tirei elos à corrente :\
O desviador é de caixa média.
Poderá ser um defeito das gamas mais baixas? Por acaso não experimentei nenhum X0, mas os de 11v que experimentei estavam a funcionar perfeitamente

Smile isso não quer dizer que não possa (embora seja pouco provável) vir curta de fábrica Very Happy

Gamas baixas vs gamas altas... posso-te dizer que num desviador da frente X9 para X0 (que tenho/tive em concreto) muda apenas dois ou 3 veios que passam de maciços a ocos do x9 para o x0 e 2 ou 3 gr.

Claro que comparar um X7 com um X0 não é que não tenha nada a ver mas se falarmos de X9 traseiro para X0... (e mesmo X7) não é por uma gama ser mais baixa que vai avariar ou durar menos... até costuma ser o contrário... normalmente gama mais baixa significa quase sempre mais peso e menos "cuidado" com o  pormenor/estética... (não generalizando nem falando de extremos x5 para XX por exemplo) ... mas, se me faço entender... eu não mexia nesse desviador... se tem garantia... garantia com ele.

Um X7 desses anda pelos 40/50€, um X9 pelos 60/70€
A trocares de desviador para SHIMANO tens que comprar um manipulo... a ser XT algo na casa dos 40€... eu dava mais uma oportunidade à SRAM Very Happy

senão compra o conjunto shimano, manda esse para garantia, deixa-o voltar bom ou novo e vende o conjunto SRAM!! Smile
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 1:00 pm

eu quando troquei para shimano, shifter zee a desviador xt foram 70€, um x9 custa mais que isso;e se comprar para tras um zee, ou slx ainda tiras 10 a 15 euros a isso

eu gostava muito da sram, no tempo das 9 velocidades, mas nos de 10 nao confio la muito
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 1:13 pm

jmribeiro escreveu:
FilipeGuimarães escreveu:
não será apenas a clutch a precisar de ser afinada??
aconteceu-me andar com esse problema,a corrente a saltar com prato N/W e desviador X9 type2,e foi só dar um aperto no parafuso da clutch para ficar impecavel...

Qual é exatamente esse parafuso que referes? O único que descobri fica "escondido" atrás da pequena peça de plástico onde se lê "Type 2 - Roller Bearing Clutch", mas não faço a menor ideia de que tipo de chave preciso para aquilo  Neutral



Estava a pensar em dar mais tensão na mola da jaula do desviador, como se fazia nos antigos desviadores sem embraiagem. Não serve de muito, mas sempre ajuda qualquer coisa no controlo da mudança...

é precisamente esse parafuso... eu tenho chave para isso numa mala de ferramenta bastante completa,mas se fores a um amigo/conhecido com uma oficina auto ou a uma loja de bikes facilmente resolves isso... é só um aperto e confirmas a tensão a mão,na apertes demais... depois disso não vejo motivo para teres chatice... falando por experiencia própria,muitos "mecanicos" de bikes ainda desconhecem como se afina isso... e alguns até para que serve isso...
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 2:11 pm

Sim, tiago isso de preços, sem dúvida... uma peça para um desviador Shimano custa 8 ou 9 eur.. para SRAM custa "anormais" 40 ou 50 ...  mas pronto..

Quanto ao que dizes, concordo (concordava), tanto que quando passei de 9 para 10v... voltei de novo às 9v... usava rotativos X0 9v quando meti em 10v... nem me lembro quanto tempo usei... depois com a Meta AM que trazia 10v deixei ficar e estou satisfeito.

Mas já "fui" 100% sram.. agora já só mesmo manipulos e desviadores... primeiros os travões pelo preço e "fraca qualidade", depois os pedaleiros, pelo preço dos pratos e dos movimentos, depois as correntes pela pouca durabilidade, depois as cassetes pelo barulho e imperfeição face ao trabalhar das Shimano... pelo andar da "carruage"... um dia destes parto o desviador e é como dizes... pelo preço de um XT (muito bom) e manipulo, mete-se um desviador X9...

Mas para já 100% satisfeito com o Type2 da SRAM pois nunca senti necessidade de qualquer guia ou  suporte de corrente com eles (tenho guia na HT mas por "mariquice")  ainda não foi necessário em nenhuma das duas. Com 1 ano de uso (não tanto como gostaria) mas sempre é 1 ano posso dizer que para já... o X0 está com a mesma força do 1º dia.

Agora com o post do FilipeGuimaraes, algo que embora já soubesse nunca me deu vontade de meter a isso... ainda vou ver no X7 se posso meter um bocadinho mais de força...

Pergunta a quem souber: É reversível o aperto no type2? Ou seja, posso apertar um "aperto", achar que foi muito e voltar atrás (desapertar)?

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 2:20 pm

Desculpem o repost... mas agora que decidi investigar isto...

muito bom...

ora vejam:


http://bicyclingaustralia.com.au/2013/08/sram-type-2-overhaul






As ultimas fotos já são mais para a manutenção total do desviador, mas mesmo assim, muito bom tanto para o problema aqui apresentado como para prolongar a vida útil de um desviador. Como tudo o resto também tem direito (ou devia ter) a uma manutençãozinha de vez em quando.


EDIT: Mais... so simple... (que até dói)

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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 2:53 pm

é precisamente isso Tinric...

eu andei um ano com um X9,ao fazer essa manutenção o rapaz que a fez moeu o parafuso de aperto e o desviador ficou com o clutch praticamente inoperacional,mas eu meti outro x9 e o que tinha anda a bombar numa bike de DH sem problema algum...
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 3:09 pm

jmribeiro, agora que reparo quem tu és... opáh isso vinha na tua Meta nova!? se sim manda um mail aos srs da commençal que com sorte (nem que tenhas que lhe fazer um videozito ou assim) ainda te mandam um desviador e pronto (eles são fixes) (ou têm sido, ainda não precisei de nada de garantia, mas tudo o resto que foi necessário.. 5 estrelas)

Antes de "estragares" ou perderes a garantia... manda um mail a explicar, não custa nada e num dia ou dois tens a resposta.. eles são "um grupo pequeno" que dá ideia de andarem todos de bike ou saberem muito bem do que falam... pelo que provavelmente podes não ser o primeiro a apresentar esse problema.

Já tive casos de garantia, que estranhamente ao apresentar o caso nem me perguntavam nada.. e eu a pensar.. "ya... vão fugir com o rabo à seringa"... passado algum tempo.. artigo novo em casa e pronto... vou a ver.. já sabiam do problema... quem se queixa queixa, quem não queixa... arde!!


Mas se for tirar a tampa, e dar meia volta ou 1/4 de volta ao parafuso do type2, também não perdes muito... desde que não deixes marcas... Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 3:47 pm

A resolução é precisamente a que está explicada no link acima descrito .
Mas bike ou componente em garantia é reclamar que eles ou reparam ou substituem.Atenção que se fôr enviado para garantia não convém pôr óleo pois eles (Sram)anula a mesma.
Parece parvo ?É mesmo !É verdade ? É uma questão de experimentar e confirmar.
A versão desse X7 deve já de ser a Type 2.1.O que quer dizer que isso não devia acontecer tão rapidamente .Eu apertava a clutch ligeiramente até começar a prender .Se apertares demais tens que abrir a clucth pois ela não recupera fácilmente o aperto dado.Ou vais andar com ela mais apertada e no fim da volta vêr se ela aliviou e já não prende tanto.
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 4:57 pm

Tinric é sempre uma opção, vou tentar a minha sorte. Desde que não me peçam que envie a mudança para lá (não queria estar a ficar sem bike, mal por mal, ando com isto assim), até pode ser que me safe.

E já agora vou aproveitar para mostrar o vídeo ao pessoal da minha LBS, ao que parece ninguém sabia muito bem como mexer nisto, pode ser que isso acenda algumas luzes!
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 5:07 pm

FilipeGuimarães escreveu:
jmribeiro escreveu:
FilipeGuimarães escreveu:
não será apenas a clutch a precisar de ser afinada??
aconteceu-me andar com esse problema,a corrente a saltar com prato N/W e desviador X9 type2,e foi só dar um aperto no parafuso da clutch para ficar impecavel...

Qual é exatamente esse parafuso que referes? O único que descobri fica "escondido" atrás da pequena peça de plástico onde se lê "Type 2 - Roller Bearing Clutch", mas não faço a menor ideia de que tipo de chave preciso para aquilo  Neutral



Estava a pensar em dar mais tensão na mola da jaula do desviador, como se fazia nos antigos desviadores sem embraiagem. Não serve de muito, mas sempre ajuda qualquer coisa no controlo da mudança...

é precisamente esse parafuso... eu tenho chave para isso numa mala de ferramenta bastante completa,mas se fores a um amigo/conhecido com uma oficina auto ou a uma loja de bikes facilmente resolves isso... é só um aperto e confirmas a tensão a mão,na apertes demais...  depois disso não vejo motivo para teres chatice... falando por experiencia própria,muitos "mecanicos" de bikes ainda desconhecem como se afina isso... e alguns até para que serve isso...

Depois de ver o video que o Tinric postou é que percebi o quão estúpido fui em não perceber que o corte está feito para uma chave de umbraco 8... Vou tentar a minha sorte! O mais provável era ser defeito meu e não da peça, lol!
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 5:19 pm

do lado de fora até parece para uma chave torx (para aí 30 ou mais)


mas a partir dos 5 ou 6 mm torx ou sextavada dá igual, desde que não tenha que se forçar muito, senão da-se cabo da cabeça do parafuso e depois nem com uma nem com outra.

Não deve ser novidade para ninguém ou quase.. mas, a 1ª "chave" da foto abaixo é torx e a última é sextavada



já vi muito bom parafuso de 3 ou 4 mm de chave, com a cabeça moída por ter sido apertada com chave errada... embora dê para apertar/desapertar uma com a outra... quanto mais pequena a cabeça mais probabilidade de fazer "cócó"...


EDIT: isto porque o sr do video usa uma chave sextavada num parafuso torx...
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Seg Mar 02, 2015 5:57 pm

tinric escreveu:
do lado de fora até parece para uma chave torx (para aí 30 ou mais)


mas a partir dos 5 ou 6 mm torx ou sextavada dá igual, desde que não tenha que se forçar muito, senão da-se cabo da cabeça do parafuso e depois nem com uma nem com outra.

Não deve ser novidade para ninguém ou quase.. mas, a 1ª "chave" da foto abaixo é torx e a última é sextavada



já vi muito bom parafuso de 3 ou 4 mm de chave, com a cabeça moída por ter sido apertada com chave errada... embora dê para apertar/desapertar uma com a outra... quanto mais pequena a cabeça mais probabilidade de fazer "cócó"...


EDIT: isto porque o sr do video usa uma chave sextavada num parafuso torx...

Não me parece que tenha de se aplicar grande força sobre o parafuso, daí que talvez não seja necessária a chave Torx. Logo já experimento e deixo o feedback
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 4:05 pm

Olá João, podes ver-se o teu o desviador é type 2 ou type 2.1. Existem alguns relatos dos type 2 não se darem bem com suspensões totais ainda mais em sistemas em que existe alongamento da escora, mas que normalmente em HTs o problemas não se dava. do type 2 para o 2.1 não sei o que mudou.
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 4:33 pm

Por vezes a "ignorância" traz felicidade Very Happy eheh

agora que perguntaste isso fui vasculhar aqui as fotos do meu Very Happy



toma lá morangos.. vai avariar!!! ou não... até agora 5* se calhar estragaram os novos Very Happy... ou como dizes, pode ser que nas HT sofram menos.

Pelo que procurei, só conseguimos ver mesmo a diferença no "lettring" do desviador... se o meu começar a ameaçar pinto-lhe um .1 a seguir ao 2 e pronto... fica como os travões deore com tampas XT ficaram logo a travar mais e melhor Very Happy eheh
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 5:06 pm

Pois a SRAM nao fez grandes anuncios desta versão, também secalhar não queria dizer que o original trabalhava mal.... ou como dizes é igual!! E parece me uma boa solução colocar o .1 no lettering, assim é que não avaria de certeza!
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 5:42 pm

o meu desviador actual é 2.1... comprei precisamente por ser mais recente,mas a unicas diferenças que encontro é mesmo o .1 e o preço,que foi 5€ mais caro que o 2...
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 6:17 pm

Eu tenho um x9 2.1 numa ht, mas vou ficar atento ai mecanismo de retenção. Noto uma diferença grande para o x9 normal no que diz respeito a chicotadas, ainda existe alumas esporadicas, mas como é uma ht não há tanta absorção de impactos e por isso não há milagres
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 7:43 pm

Tenho novidades!
Primeiro, e mais importante, resolvi o problema da embraiagem. Segundo, penso que descobri qual a diferença entre os desviadores Tipo 2 e 2.1.

Passo a explicar a primeira parte, e logo passo à 2ª, uma vez que estão relacionadas.

Seguindo as instruções do vídeo aqui postado, tentei dar mais tensão à mola da embraiagem. Ainda que o processo parecesse relativamente simples (apertar ou desapertar um parafuso não seria uma tarefa assim tão complicada), a verdade é que o dito parafuso de ajuste de tensão da embraiagem oferecia muito mais resistência do que o que aparentava no video. Ainda assim, num ultimo esforço e já com alguma frustração à mistura por estar a ver que aquilo não ia dar nada, apliquei um pouco mais de força no sentido de desapertar o dito parafuso de tensão. Qual não é a minha cara quando cai uma "lasca" de desviador no chão, juntamente com um minúsculo perno.





Pensei mesmo que já tinha arranjado forma de investir num SLX, mas não! Estruturalmente o desviador mantém-se a 100%, com a vantagem de que agora tenho liberdade para dar + ou - tensão na embraiagem. Falta fazer um teste em condições mas, aparentemente, está a funcionar como é suposto.

O que me leva a pensar que a introdução deste perno é a unica diferença do Type 2 para o 2.1. O problema dos Type 2 era o excesso de tensão que impedia o correto funcionamento em bicicletas de ST, a introdução deste perno permite o controlo preciso e duradouro da tensão da mola, que só peca por vir de fábrica demasiado branda.
O único desviador SRAM que encontrei montado na loja onde costumo ir era um X0 Type 2, que não tinha qualquer perno, pelo menos visível.

Já agora pedia a quem tivesse um desviador 2.1, de preferência um X7,  que o fotografasse "por baixo" (nada de segundas intenções lol! ), só para ter a certeza quanto à visibilidade do perno (ainda que me pareça que o  meu desviador tem um "rasgo" onde o perno fazia batente, uma vez que não olhei para lá antes destes malabarismos, não sei precisar se o mesmo é ou não visível).
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Ter Mar 03, 2015 9:03 pm

Então se bem compreendi, esse perno funciona(va) como uma espécie de "travão" ao parafuso de ajuste da força da embraiagem?

Esse perno estava aqui?
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MensagemAssunto: Re: Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida    Hoje à(s) 5:53 pm

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Sram X7 10v Type II e a embraiagem desaparecida
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