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 On one 456 carbon

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pedrotgp
Está sempre pronto para um novo desafio
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MensagemAssunto: On one 456 carbon   Sex Nov 21, 2014 10:06 pm

Ora bem, acho que devo começar isto por um ponto prévio.
Sou um recém chegado ao mundo do longo curso. Vim do XC e sempre tive bikes com suspensões/amortecedores de curso não superior a 100mm, mas sempre cá morou o bichinho do que eu considero o verdadeiro BTT: o AM, enduro, trail coiso ou o que lhe queiram chamar.

A última montagem que tive foi um quadro whippet equipado, entre outros, com uma R7 e umas XT M770. Nunca tive a maluqueira do peso mas suponho que devia estar abaixo dos 10kg. Razoavelmente abaixo... Sempre que me diziam "porreiro, tens um whippet" eu dizia "é fixe, mas um 456 é que era"; e recentemente... foi. Vendi o whippet a um colega e mandei-me para o 456 em carbono, lindo... Os componentes passaram da whippet para a 456, tendo sido alterados outros, como é evidente.
Não tenho muitos conhecimentos deste mundo, mas conto aqui com a malta do fórum para os ganhar.

O quadro é de enduro, rígido mas de enduro. Suporta 160mm e é rijo que nem cornos. Já o whippet era. Ainda assim, como o antecessor, é super divertido e ágil.
Sendo um quadro de enduro, evidentemente que privilegia as descidas mas também não compromete na hora de subir. Aliás, como singletracks e coisas propositadamente mais técnicas são coisas que por aqui escasseiam, infelizmente, que remédio tenho em usa-lo para os circuitos de XC que sempre fiz. Sempre apanho umas descidas interessantes com alguma pedra mas é coisa para acabar em 3 ou 4 min (se tanto).
Nas voltas de XC... também não se nega. Haja pernas que as subidas de certeza que ficaram mais inclinadas.

Evidentemente que necessita de algumas melhorias, mas por enquanto é o que há e até ver, da minha curta experiência, não sinto necessidade de mais.

Quanto a fotos, já postei algumas fotos no tópico do lado, mas enquanto não há mais, aqui ficam de novo:






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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Sex Nov 21, 2014 10:19 pm

Recentemente, montei-lhe umas rodas 650b com uns pneus de m€rda que servirão de cobaias quer em termos de utilização de 650b, vantagens, limitações, sensações etc como também para ver onde posso ir em termos de pneus.
As rodas são umas WTB frequency i23 e os pneus uns merida trail lite 2.25 (feitos ao que sei, pela maxxis) com um balão generoso, que equipam as one fourty. São um bocado manhosos e parecem-me frágeis, mas andarão por cá apenas até arranjar outros melhores. Talvez uns navegal ou mesmo uns neomoto. Logo se vê.

Ilações: na traseira passa sem qualquer problema, mas na frente fica por um pintelho de roçar na ponte da fox. Tem 0,5 cm se tanto. A zona já foi protegida com bikeshield para evitar possíveis danos provocados pela lama.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Sab Nov 22, 2014 12:56 pm

Primeiro teste com 650b. Correu bem, ou pelo menos... não correu mal. Não me senti limitado em nenhuma situação e apesar do folga apertada entre a ponte da suspensão e o topo do pneu, não acumulou lama. Como só fiz 50 e poucos km, ainda não tenho uma opinião formada acerca da mudança mas no geral, não desgostei... mesmo tendo umas rodas que pesam mais umas centenas de gramas que as XT e uns pneus que valem o que valem.





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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Sab Nov 22, 2014 2:33 pm

Sempre gostei das Hardtrail, antes de me meter nisto do enduro, pensei em comprar a mondraker Vantage.
Sempre gostei e um dia quem saber, poderei ter um AM Hardtail.
A tua está muito louca não conheço a marca nem o quadro, mas acho que tens um brinquedo muito a frente e com boa material para te lançares nesta modalidade Enduro.

Em termos fotográficos tá lá, a bike fica bem, é fotogénica.

Grande abraço
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Sab Nov 22, 2014 3:10 pm

On one 456. Relativamente conhecida da malta destas lides (e não só).
A bike ainda não está como eu quero, mas para lá caminha. Próximo passo... Passar a pedaleira a 2 pratos e os pneus mas neste último caso, só daqui a uns tempos porque ainda tenho de sondar o mercado... ahhh e tirar os horríveis autocolantes das rodas.

Quanto às fotos... os cenários de outono ajudam Wink
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Nov 26, 2014 12:58 pm

Parece estar a pedir um avanço mais curto. Esse é de quanto?
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Nov 26, 2014 5:34 pm

Está mesmo... avanço mais curto e pedaleira dupla (e só não meto de um prato porque tenho receio de não ter pernas depois para as subidas).
Este avanço é de 90. menos 1 cm ficava a matar.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Nov 26, 2014 5:44 pm

Um prato em folgosinho é para a morte... subida do santiago e dos viveiros matam logo.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Nov 26, 2014 5:58 pm

Pois, o meu medo é esse. Daí... 2 pratos deve ser o melhor. A subida de santiago nem com um prato de 10 se faz lol!
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Nov 26, 2014 7:11 pm

lol, já nem me lembrava dessa nova cara do caminho do Santiago.

Acho que ao passares de 3 para dois ou um prato deves ter em atencão algum sistema de retencão da corrente.

No que toca ao avanco, admiro a tua flexibilidade. Eu na minha sinto-me esticado com avanco de 50mm...
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Nov 26, 2014 7:15 pm

Em termos de posição, esta é a bike mais confortável que tive. Não falo em pancadas secas porque aí seria a merida, evidentemente, mas ainda não cheguei ao fim de uma subida com dores de costas e isso de vez em quando acontecia-me na whippet. Mas sim, um avanço mais pequeno é bem vindo. Se não encontrar pneus decentes em lojas físicas, mando vir um da probike com 75 ou 80, quando os encomendar de lá.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Ter Dez 23, 2014 12:24 pm

Aproveitando o facto de os pratos já necessitarem de reforma, o ter partido dois dentes ao prato de 42 e à circunstância de rodar quase exclusivamente no prato do meio, resolvi converter a transmissão em 1x10.
Para tanto, arranjei um prato N/W raceface de 32 dentes e um carreto hope T-rex de 40t. Fiquei assim com uma cassete 11-40 e singlering 32. Os cranques são os XT que levaram uma pintura e verniz. Rodei cerca de 70km com esta relação mas não me pareceu ser limitadora. Tinha algum receio que sentisse falta da avozinha nas paredes mas pelo menos, até ver, ainda não senti a falta dela.
Troquei também o avanço para um de 80mm e encurtei a coluna da suspensão, estando agora com cerca de 19 cm.
A foto possível:
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Ter Dez 23, 2014 6:40 pm

Tens aí guia de corrente?

Assim a olho parece que tens a corrente demasiado curta... Bom, para mim que não percebo nada disto. Se for para os grandes reis do single-ring é arrancar-lhe elos até não dar mais.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Ter Dez 23, 2014 7:11 pm

Tenho. Uso desviador normal.
A corrente é nova. Tirei apenas dois elos ao comprimento original. Tem dois elos a mais do que tinha a que usava com 3 pratos.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Ter Dez 23, 2014 7:21 pm

Ok ok, talvez seja pelo facto de teres desviador longo que parece mais curta. Quando meteres aí um com sistema de retencão de caixa já não vai precisar do desviador.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Ter Dez 23, 2014 7:26 pm

Guia, queres tu dizer... Wink
Isso são peaners. não funciona mal com guia... mas sim Um shadow plus limpava um bocado o look da coisa.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Dom Dez 28, 2014 11:04 pm

Está a pedir um Zee... e um avanço de 60mm, no máximo. Na minha rígida, recentemente, troquei de 90 para 60mm, agora sim, tenho praticamente "2 endureiras" (falta um bocadinho de curso na rigida, só tem 115mm).
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Seg Dez 29, 2014 12:35 pm

Um zee??? atrás? enquanto este durar...
está a caminho um avanço de 60. amanhã já o devo ter. Notei algumas melhorias em termos de postura com este de 80 mas ainda pode ser melhorada.
Está a pedir é uma suspensão 650b com eixo de 15mm e uns pneus decentes. isso sim. Mas não para agora.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Seg Dez 29, 2014 3:41 pm

Atenção aos pneus que escolhes, pelo que relatas, com esses a margem já é curta, e acredita que tu não vais querer que uma coisa destas possa acontecer:




A aposta numa suspensão 27.5 e nuns bons pneus como referes seria a melhor solução, para não teres nenhum percalço, pensa nisso!!
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Ter Dez 30, 2014 11:46 pm

João Candeias escreveu:
Atenção aos pneus que escolhes, pelo que relatas, com esses a margem já é curta, e acredita que tu não vais querer que uma coisa destas possa acontecer:




A aposta numa suspensão 27.5 e nuns bons pneus como referes seria a melhor solução, para não teres nenhum percalço, pensa nisso!!

Ia agora mesmo alerta-lo para esta situação...
Fica a dica, se não foi desenhado para suportar 27,5, ainda que aparentemente o faça, não vai funcionar. Grande parte das más montagens só se mostram em situações limite, ou seja, quando as consequências são mais graves. Cuidado com isso...
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Dez 31, 2014 11:55 am

Agradeço a preocupação mas estou ao corrente. Quanto à suspensão nunca andei sequer perto de esgotar o curso mas tenho a noção que é o "elo mais fraco". É desfazer-me dela e mandar-me para uma específica para 650b. A revelation está com um preço porreiro online e nem preciso de mais. Atrás, tem espaço de sobra. Devo conseguir encaixar um pneu 2.4 sem grandes dificuldades e ainda assim sobrar-me-á cerca de um dedo de espaço quer em cima quer perto do BB, quase de certeza.
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Dez 31, 2014 12:43 pm

pedrotgp escreveu:
Agradeço a preocupação mas estou ao corrente. Quanto à suspensão nunca andei sequer perto de esgotar o curso mas tenho a noção que é o "elo mais fraco". É desfazer-me dela e mandar-me para uma específica para 650b. A revelation está com um preço porreiro online e nem preciso de mais. Atrás, tem espaço de sobra. Devo conseguir encaixar um pneu 2.4 sem grandes dificuldades e ainda assim sobrar-me-á cerca de um dedo de espaço quer em cima quer perto do BB, quase de certeza.

Na minha opinião é só mesmo isso que falta para a bicicleta ficar no ponto. Nunca fui muito fã das fox 32... Uma Pike ou uma revelation ficavam um mimo aí!
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qua Dez 31, 2014 12:52 pm

A pike dizem ser excelente mas não conseguiria aproveitar as potencialidades da suspensão.
A rev acho que chega e sobra para o que faço. Mas até despachar esta...
A 32 funciona muito bem. Tem uma leitura excelente e mesmo em termos de torção, não noto fraquezas apesar dos 9mm e 1 1/8. Pena é não ser 650b "out of the box".
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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Qui Jan 08, 2015 4:33 pm

Nada de extraordinário: saiu o sunline de 80mm e entrou um on one ultraligt cnc de 60mm. Já o tenho há quase um mês e como tal já fiz algumas dezenas de km com ele. Melhorou bastante a posição de condução a rolar e a descer. Tinha receio que a frente se levantasse em subidas inclinadas mas até agora, nunca me aconteceu. Acho-o bastante elegante e bonito, muito parecido ao meu thomson antigo. Tive foi de arrumar o conta km mas como uso GPS nem dei pela falta. Estou supreendido com a resistencia dos pneus. Apesar do aspecto frágil e de serem kevlar simples, ainda não sei o que é um furo. Nunca me sairam do aro e praticamente não perdem pressão. Em termos de aderencia são porreiros também mas como pneu direccional não valem um chapeu de abrunhos.
Umas fotos à luz natural bem melhores que a última que tirei.








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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Seg Fev 09, 2015 6:13 pm

Algumas alterações estéticas, outras nem tanto.

Conti mountain king, 2.2 protection
Avanço 65mm 0º inclinação
guiador sunline adquirido a um colega do forum
desviador SLX GS shadow plus
Pedaleira lixada.

A maior parte das alterações prenderam-se com estabilidade na descida. Sentia-me muito inclinado para a frente com o spank e o anterior avanço. Nunca deixei nenhuma descida por fazer, mas em certas situações descia um bocado retraído. Os pneus vieram dar uma ajuda preciosa. São excelentes em termos de aderência e controlo, mesmo nesta medida mais franzina mas onde espero obter maiores ganhos é no guiador. Espero que a maior largura e, principalmente, o maior rize me dê mais segurança. Só espero não me prejudicar muito nas subidas, embora aqui anteveja já que vou ter a frente mais instável nas paredes.
Com o desviador pretendi dar um ar mais limpo à montagem. Abandonei o guia e ainda não tive chatices com a corrente. Foi um pincel para afinar nunca nenhum me deu tanto trabalho. Conseguia percorrer 9 carretos da cassete faltando-me sempre um. Andei assim no sábado à tarde numa voltinha pequena que por aqui fiz e por mais voltas que desse não conseguia afinar aquilo. Apertei e desapertei os parafusos limitadores, o B-screw, estiquei e soltei o cabo e nada. Até ter lixado o cabo todo. Há pouco voltei a tentar com outro cabo e nem dois minutos demorei... Entram todas de forma impecável. Enfim!!!
A pedaleira tinha sido pintada de preto mas com o uso começou a descascar. Muito durou ela... Levou uma lixadela e deve levar nos próximos dias com um escovilhão de aço para dar um aspeto escovado. Ficam mesmo a destoar é os parafusos da pedaleira mas estão lá a prazo até arranjar uns pretos.




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MensagemAssunto: Re: On one 456 carbon   Hoje à(s) 12:05 pm

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