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 RS Monarch Plus Debon Air

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João Candeias
Tem uma pá e uma enchada na bagageira do carro
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MensagemAssunto: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 5:58 pm

Já não é novidade nenhuma no mercado, mas esta ultima criação da marca americana no campo de amortecedores a ar, entra num campo onde até agora as marcas nunca tinham apostado, mas onde o potencial para testar e lançar novos produtos é enorme.



O Monarch Plus RC3 Debon Air, com tecnologia Rapid Recovery e sistema Solo Air é um bom exemplo do trabalho que se desenvolve hoje em dia no campo dos amortecedores a ar, na tentativa de os aproximar cada vez mais aos amortecedores a mola.
O piggyback continua a possuir um piston interno flutuante, conhecido como ifp, que separa o oleo do ar. Trabalhando sobre uma enorme força com pressões acima dos 240 psi, esta pequena peça permite que a temperatura do oleo não se altere de modo a que o amortecedor funcione mais tempo sem perder as suas melhores caracteristicas de amortecimento. Por vezes e como todos nós sabemos, um amortecedor a ar pode aquecer de tal maneira que perdemos rebound e qualquer compressão que tenhamos, tornando uma descida maravilhosa num autentico pesadelo.



Esta unidade já conta com o sitema hidraulico Rapid Recovery, que graças a uma valvula sensivel á velocidade, faz com que rebound fique mais rápido na 1ª metade do curso, e mais lento na 2ª metade do mesmo, algo que começou a ser desenvolvido no Vivid que possuia os dois rebounds!!
Isto faz com que a roda traseira esteja na maioria do tempo colada ao terreno, mesmo que os obstáculos surjam em rápida sucessão.
Posso-vos garantir que, com a bike parada, se fecharem os olhos e comprimirem o amortecedor, voçês conseguem logo notar a diferença para um amortecedor sem esta tecnologia.
O sistema Debon Air é nada mais nada menos que o aumento da camara positiva. Graças a uma camara maior temos uma suspensão mais linear durante todo o curso, sendo que no inicio é bem mais suave e precisamos de exercer menos compressão para o amortecedor começar a trabalhar. Isto pode ser uma vantagem para uns  e para outros não, depende da bike e do estilo de condução.



Também o volume pode ser alterado atravé de uns espaçadores colocados no interior da camara positiva sendo que quantos mais colocarem mais sensivel o amortecedor vai ficar no inicio do curso, mas ao mesmo tempo mais progressivo e capaz de controlar mais impactos violentos.
Neste momento posso adiantar que num futuro próximo poderemos comprar um Debon Air ou um Vivid, e na altura da compra escolher uma compressão e um rebound custom made a troco de mais alguns €€€!!!
O manipulo azul de ajuste dos 3 niveis de compressão faz com que este amortecedor tenha dupla personalidade, pois a subir, seja em alcatrão ou terra, assim que mudamos a posição para o modo mais firme, sentimos a eficáçia nas nossas pedaladas e uma traseira bem seca.



Asim que mudamos o manipulo para a posição soft, isto tranforma-se numa autentica besta capaz de devorar tudo o que lhe apareça pela frente.
A posição intermédia faz com que tenhamos mais suporte da compressão no médio curso para pedalar e ao mesmo tempo absorver impactos em trilhos onde vamos rápido a subir e a descer.
Para um rider de 68kg, 160psi chegam para se atingir os 30% de SAG, mas experimentem os 40% de SAG, valor máximo tolerado por esta unidiade e indicado no veio do amortecedor, e terão uma experiênçia que vos garanto que nunca experimentaram com um amortecedor a ar, chegando ao ponto em que dão por voçês  em cima da bike á gargalhada como se voltassem a ser uma criança com o seu melhor brinquedo, tal é a diversão!!!
E isto sem nunca deixar de ser activo nos primeiros mm de curso e progressivo no fim!!!
Acabamos sempre por achar que temos mais curso que do que realmente temos.
Para mim o unico contra é a manipulo da compressão, pois em certos quadros um gajo pode se ver ás aranhas até lá conseguir chegar.



Uma coisa que surpreende é a temperatura sempre comedida do amortecedor, por mais que abusemos dele, muita gente não liga a isto, mas para mim é importante, pois quanto menor for temperatura melhor será o desempenho, e este nesse aspecto é muito bom.
No que toca á manutenção, existem videos e manuais disponiveis para que uma simples revisao ou manutenção caseira se possa fazer sem grandes stress, para além disso podemos customiza-lo como quisermos com os ditos espaçadores vermelhos que custam uma pechincha, a 15€ o conjunto!!!


Última edição por João Candeias em Ter Set 02, 2014 9:29 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 6:36 pm

Bom, de facto, a 15€ o conjunto de espaçadores é mesmo de aproveitar. Eu do amortecedor não quero saber, mas um conjunto de espaçadores desses marchava na boooooa!
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 6:45 pm

Jv, não tinhas mais nada a apontar lol!

Mas o teu argumento não tem fundamento. Um Deboin Air custa em média 350€ (para menos). Mesmo que compres 10 kits de espaçadores, ainda te sobram alguns para fazeres umas pulseiras da moda, o conjunto amortecedor fica mais barato que qualquer outro semelhante. Seja CCDB, Float X ou BOS. Por isso, vejo com muitos bons olhos esta tecnologia.

Aliás, troquei um CCDB com mola de titânio por um Monarch Plus, muito a medo, e só tenho a dizer bem. Foi a melhor compra que fiz. Apenas noto uma pequena diferença em pequenos impactos, que acredito o Deboin Air os resolva.


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Pedro Ferreira
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 7:00 pm

Qual argumento? Eu só li o ultimo paragrafo, julguei que espaçadores a 15€ era a conclusão deste "artigo".
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ArmandoTCoutinho
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 9:34 pm

Boas
Alguém me sabe dizer onde se vendem estes espaçadores, já percorri vários sites e nada.
Desde já obrigado.
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João Candeias
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 9:50 pm

ArmandoTCoutinho escreveu:
Boas
Alguém me sabe dizer onde se vendem estes espaçadores, já percorri vários sites e nada.
Desde já obrigado.

Neste link diz que ainda não esta em stock mas aponta para 22 deste mes para que volte a estar

http://www.chainreactioncycles.com/mobile/pt/pt/rockshox-monarch-vivid-bottomless-ring-kit/rp-prod123818
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ArmandoTCoutinho
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Ter Set 02, 2014 9:56 pm

Obrigado João, finalmente
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 1:21 pm

ArmandoTCoutinho escreveu:
Boas
Alguém me sabe dizer onde se vendem estes espaçadores, já percorri vários sites e nada.
Desde já obrigado.

Arriscaria dizer que o Pombo tem ou arranja disso
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 1:24 pm

Uma câmara de ar faz o mesmo efeito... Para dar mais espessura é so meter 2 ou 3 tiras de camara em cima

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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 1:26 pm

Tinha de vir o André Ghetto
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ArmandoTCoutinho
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 1:33 pm

Po acaso já arranjei uns vedantes que vêem nos colectores de admissão dos mercedes e são mesmo á medida Smile
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 1:58 pm

Espectacular, o nível que os amortecedores de hoje em dia já chegaram.

Isto do aquecimento é muito muito importante, a malta desvaloriza ou por vezes desconhece, mas isto faz diferença.

Eu, nas suspensões da moto4 deparei-me com isto à uns anos, em que tinha as "melhores" suspensões do momento, mas em uso intensivo e com calor, passado algum tempo a performance alterava-se, e era essa a explicação.

Na altura consegui contornar um pouco com uns tunings interno e alteração do tipo de óleo, mas num amortecedor tão pequeno, da bike, isto ainda deve aquecer mais e ser mais complicado de controlar.

Excelente Post!

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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 2:14 pm

E se forem o'rings, não fará o mesmo efeito?? Sempre é mais fácil arranjar. Se bem que a solução do Mr. Guetto Style é muito mais prática e simples.

Xtr, será que o óleo não danifica a borracha da câmara de ar??

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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 2:18 pm

O meu DHX a mola num dia de bike park fica vermelho incandescente !!

Sim com O-rings também dá. Ou então com os elásticos das pulseiras da moda Very Happy


Eu não sei se o oleo danifica a camara de ar, mas as câmaras são baratas, não vale apena re-aproveitar. Até porque em cola e remendos saía mais caro

Antes deste debon air, a malta do ghetto tuning ja metia tiras de borrachas nos DHX air e RP23 XV.
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 2:36 pm

Anfo se quiseres podes utilizar o plástico daquelas tampas das caixas dos cd's, aquelas cilindricas e cortas á medida que achares que que te interessa, e podes depois ir colocando mais ou menos para o efeito pretendido.
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 2:38 pm

Há muita coisa que se pode por para encher um amortecedor de ar, em ultima analise, pode-se por o nosso amigo Cimento.
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 3:52 pm

O meu não é o Debon Air, é o normal. Acho que devia ter comprado o Debon Air.....

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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 3:53 pm

basta comprares a "lata" nova… de resto é igual à versao anterior
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 3:56 pm

E já agora, alguém sabe onde se compra a lata??

Edit: A Sram anuncia um preço de 104€ para o kit! Dasssssss..... mais valia vender o meu e comprar um Deboin Air novo!!!

Kit Deboin Air upgrade

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Última edição por anfo em Qua Set 03, 2014 4:01 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 3:58 pm

pois, essa parte ainda não descobri… teoricamente o importador da RS devia ter isso
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 4:03 pm

Bem, recorrer ao importador da SRAM para qualquer coisa significa pagar pelo upgrade o mesmo que um amortecedor novo, e ficar 2 meses à espera.

É esperar que comece a aparecer nas lojas online.

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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 4:13 pm

Entao o sistema Debon Air é só a lata maior? É o XV da Fox.
Isso só é bom para quem não faz saltos ou drops.
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 6:13 pm

porque dizes isso?
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 6:50 pm

Volume maior, mais linear, mais facilmente esgota o curso. É bom para quem não abusa muito a descer (consegue usar mais vezes a parte final do curso).

Volume mais pequeno, mais progressivo. Bom para quem abusa a descer (não bate tão facilmente em seco nos impactos maiores).

O volume na câmara positiva só afecta os últimos 50% do curso. Mas ao que parece esta lata DEBOIN AIR também tem alteração na câmara negativa o que o torna mais suave no inicio de curso.
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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Qua Set 03, 2014 7:23 pm

Isso é que me está a fazer confusão. Se o kit é apenas o mudar de lata, para uma maior, como é que faz essa alteração da câmara negativa??

Isto porque, por exemplo, o meu Monarch Plus já é de HV e ao trocar de lata estaria apenas a aumentar o volume?!

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MensagemAssunto: Re: RS Monarch Plus Debon Air   Hoje à(s) 10:19 pm

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