InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  

Compartilhe | 

Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Carapau
Não há subida nem descida que o façam desmontar

Bike : GT ForSEX

MensagemAssunto: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 10:52 am

Olá malta,

Na última ida à Louzan fizemos uma experiência, dado que temos uma Transporter (do nosso amigo Cardas) com 7 lugares e gancho de reboque, fomos tudos juntos, com as bikes atreladas, luxo!

Tenho um atrelado antigo que usava para a moto4, pesadão, mas com amortecedores/molas e eixo rígido, que dá uma estabilidade brutal.

Então para safar a cena, colocou-se um pau ao centro e levámos 3 bikes de cada lado, mas com jeitinho até cabe 4.

Cobertores entre cada bike e lá vão eles. Acontece que, com tanto arruma/desarruma, por vezes os cobertores ficam mal colocados e lá vão as bikes a raspar. Os únicos riscos/danos que temos é devido a transporte, normalmente.

Pedia a vossa ajuda para dar umas ideias de como alterar o atrelado de forma a levar as 6 bikes de uma forma mais "simpática".

Na viagem, em alcatrão, nem há stress, depois no monte é que complica mais e daqui a uns tempos, com 6 Santa Cruz Nomad de carbono em cima, doi o coração  lol! 

Vou tirar as medidas a atrelado, é estreito e pouco mais comprido que as bikes.

Algum de vós tem experiência neste campo? Vou aproveitar as férias para pintar e arranjar o atrelado e aproveitava para alterar já a estrutura.
FRanRider
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Liteville 601

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 11:40 am

A minha experiênica é zero mas a mandar postas sou bom: fazer calhas para as rodas. Já vi serem feitas em ferro/alumínio (com possibilidade de ajustar largura da roda) e já vi um modelo mais artesanal com paletes.
Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 11:52 am

FRanRider escreveu:
A minha experiênica é zero mas a mandar postas sou bom: fazer calhas para as rodas. Já vi serem feitas em ferro/alumínio (com possibilidade de ajustar largura da roda) e já vi um modelo mais artesanal com paletes.

Pois, isso das calhas é fixe, tenho é receio de perder lotação, dada a pouca largura do atrelado.

Ando a pesquisar e dei com isto, se calhar...

Isto já é capaz de ser muito "agressivo":

Este também tem bom aspecto, mas parece mais largo que o meu:

anfo
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Giant Reign X

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 11:53 am

Acho que a melhor solução é algo deste género:

5 bikes deve dar na boa, agora para 6 acho difícil. Podes sempre tentar alargar a "base" do atrelado e colocar mais um suporte, mas com isto corres o risco de ficar mais largo que a carrinha, principalmente pelos guiadores Rolling Eyes mas para andar no mato não há problema, para andar na estrada também facilmente se desaperta e vira o guiador.

Já andei bastantes vezes num semelhante, mas que os suportes não eram desalinhados como estes são - colocávamos as bikes viradas uma para cada lado - e funcionava perfeitamente. É bastante prático, e como as rodas ficam encaixadas nas calhas, basta um daqueles elásticos com ganchos para segurar as bikes.

Sem dúvida acho que esta é a melhor solução.

O animal do AM
O animal do AM

Bike : Pitch / Big Hit

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 11:57 am

E se as bikes fossem na perpendicular nao cabiam aí umas 6 ou 7 ??
Nem que fossem sem a roda da frente, agora com os eixos rapidos é 30segundos para tirar e pôr rodas.
http://www.bttveredas.com
BTTR
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Bicla do Povo

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 11:58 am

Também tenho um atrelado e já pensei em transformá-lo para levar biclas, mas o tempo foi passando e acabei por nunca o fazer....
Aqui há uns tempos vi um atrelado igual ao meu em Sintra já transformado e tirei uma foto para copiar a ideia.
Ai fica.

Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 11:58 am

Anfo, muito bom pá!

Isto é projecto tuga, eheh, sempre na inovação!

Olha que, não me parece nada mal, tenho de arranjar bikes e começar a ensaiar. isto está bem pensado.

Na verdade, 5 bikes e depois mete-se uma na carrinha, em cima das coisas, é na boa. 6 era o ideal.

Vou investigar!

BTTR:

Também e boa ideia este. não tem é luzes e matrícula este, ehehe, crazy.

Tenho de ver a viabilidade deste, deverá ter mais capacidade.
Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:02 pm

AndreXTR escreveu:
E se as bikes fossem na perpendicular nao cabiam aí umas 6 ou 7 ??
Nem que fossem sem a roda da frente, agora com os eixos rapidos é 30segundos para tirar e pôr rodas.

Humm, só vendo, mas tirar e meter rodas para mim está fora de questão. A minha enduro tinha uma série de parafusos até.

Eu sei que estás habituado a desmontar a bike toda para a meter na carrinha, mas um fds inteiro a meter e tirar roda 10 vezes por dia, é tramado.
FRanRider
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Liteville 601

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:05 pm

Carapau, a primeira solução que mostraste em cima (com a travessa em madeira) parece ser a mais fácil, barata, prática, com maior capacidade sem prejudicar a segurança.
BTTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:07 pm

Carapau escreveu:
BTTR:

Também e boa ideia este. não tem é luzes e matrícula este, ehehe, crazy.

Tenho de ver a viabilidade deste, deverá ter mais capacidade.

Não tem luzes nem matricula mas podia (devia) ter.  Laughing 
No caso do teu atrelado não me parece ser solução porque além do mais teria de "descascar" o atrelado todo.
Mas para adaptar o meu, que é igual ao da foto, julgo que é a solução mais simples.
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:08 pm

Eu nunca desmonto a bike para meter na carrinha. E a E150 não é exemplo para ninguem. Nas rockshox é peaners. Mas sim é melhor sem tirar as rodas. Mas com rodas e na perpendicular ja ultrapassava a largura do reboque. Mas com as bikes na paralela tambem deve ultrapassar (os guiadores das bikes da ponta pelo menos).
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:17 pm

Mas sim esta foi a solução mais simples e que mais gostei.

Nesse caso levaram 6. Nao sei se o teu reboque tem a largura desse.

Outra ideia é fazer como nessa foto, mas com uns calços intercalados na madeira, para dar altura. Assim com alturas alternadas, evitas guiadores a bater uns nos outros e é capaz de dar para aproximar mais as bikes. Outra hipotese era fazer um travo de madeira à frente e atrás, e as bikes vao alternadas para frente e para trás. Mas dá o dobro do trabalho.
Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:20 pm

AndreXTR escreveu:
Mas sim esta foi a solução mais simples e que mais gostei.

Nesse caso levaram 6. Nao sei se o teu reboque tem a largura desse.

Outra ideia é fazer como nessa foto, mas com uns calços intercalados na madeira, para dar altura. Assim com alturas alternadas, evitas guiadores a bater uns nos outros e é capaz de dar para aproximar mais as bikes. Outra hipotese era fazer um travo de madeira à frente e atrás, e as bikes vao alternadas para frente e para trás. Mas dá o dobro do trabalho.

Oh pa, estamos quase lá, fazer isso, mas atrás e À frente, e com calhas... estamos quase lá.

Acerca de dar trabalho, no problem.   
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 12:28 pm

Agora com o reboque só falta a bike !!!

Ontem andei na Rune do parente, é topo de gamba podes comprar !!!! Aquilo que notei é que sobe muito melhor que a minha bighit, mas a curvar é pior que a minha, deve ser da roda 27.5. Tá feita a review possivel !!! eheheh
luisberi
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Specialized Enduro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 3:55 pm

o melhor é fazer sempre o atrelado com as bikes desencontradas (uma para a frente e outra para trás), assim nunca andam os guiadores e manetes a bater uns nos outros, e é mais facil arrumar, e tirar e meter.

se fizeres o atrelado para meter as bikes transversalmente, e não na direcção do carro, também é mais facil tirar e meter, e consegues levar mais bikes.
Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:01 pm

AndreXTR escreveu:
Agora com o reboque só falta a bike !!!

Ontem andei na Rune do parente, é topo de gamba podes comprar !!!! Aquilo que notei é que sobe muito melhor que a minha bighit, mas a curvar é pior que a minha, deve ser da roda 27.5. Tá feita a review possivel !!! eheheh

Hoje estás muito melhor, em 5 respostas, uma já é a sério, e até foi no meu tópico, valeu o post anterior.   

Não podes chamar topo de gamba a tudo, e essa fui eu que te ensinei afro 

Em relação à tua Review, só estranho que suba melhor que a tua BigHit, desta é que eu não esperava. king 

luisberi escreveu:
o melhor é fazer sempre o atrelado com as bikes desencontradas (uma para a frente e outra para trás), assim nunca andam os guiadores e manetes a bater uns nos outros, e é mais facil arrumar, e tirar e meter.

se fizeres o atrelado para meter as bikes transversalmente, e não na direcção do carro, também é mais facil tirar e meter, e consegues levar mais bikes.

Luis, transversalmente é capaz de ser curto, e requer mega alteração, vou ver. Mas é a solução que leva mais bikes...

Bikes desencontradas, com calhas para as rodas e com o "pau" para pendurar a frente da bike, mas atrás e à frente no atrelado, é capaz de resultar e sou capaz de ir por aí.

Em análise....
luisberi
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:12 pm

este é o que eu uso. tens que tirar os taipais para aumentares o espaço
Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:14 pm

Está boa malha!

E tens aí 6 lugares. elas não batem umas nas outras pois não? Muito fixe!

luisberi
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:18 pm

sim, 6 bikes, nunca batem umas nas outras ao meteres desencontradas
BTTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:22 pm

luisberi escreveu:
este é o que eu uso. tens que tirar os taipais para aumentares o espaço

Esse está bem porreiro!  Cool 
Tem algum tipo de amortecedor?
luisberi
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:29 pm

é um eixo de um twingo. tem os 2 amortecedores, as bikes mal abanam... este atrelado já deu 210 km/h lol

outro conselho, para quem quer fazer um atrelado, é fazer no minimo com roda 13.
rodas mais pequenas em viagens grandes, a andar bem, estão sujeitos a derreter os rolamentos e bloquear uma roda. além de a roda pequena cair em todos os buracos e abanar as bikes
BTTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:32 pm

Muito fixe!
Mandaste meter esse eixo ou já compraste assim?
luisberi
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:33 pm

foi feito de raiz, a partir desse eixo do twingo.
é o melhor, arranjar um eixo de um carro logo com os amortecedores e tudo
BTTR
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:35 pm

Estou a ver.... julguei que tinhas adaptado um eixo ao atrelado.
Carapau

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Qui Jul 31, 2014 5:35 pm

Grande Luis, este tópico está com utilidade.

Boa dica, das rodas, tenho outro atrelado, com rodas mais pequenas e sem suspensões, e seria o terror para levar bikes.

210??

Eu eu pensava que os 140 com o meu tinha sido mega loucura!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes   Hoje à(s) 12:08 pm

Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Ajuda - Vou modificar um atrelado só para levar as bikes
» [ Ajuda, zona de caça turistica para caçar coelhos no baixo alentejo ou Algarve]
» [AJUDA] Kit de Ferramentas e Materiais Para Pequenas Manutenções
» Pedido de ajuda desesperada - aliança em Sesimbra
» Ajuda na escolha de uma mochila para o dia a dia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
6polegadas :: DIY (Faça Você Mesmo)-
Ir para: