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 Yeti SB66 Alu

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Fonseca
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MensagemAssunto: Yeti SB66 Alu   Seg Dez 30, 2013 11:34 pm

Artigo completo com fotos e vídeos aqui: Artigo AME

REVIEW YETI SB66 ALU: TO 26″ OR NOT TO 26″ !

Antes demais um agradecimento óbvio à Justbikes (sabe mais em store.justbikes.pt) na pessoa do Nuno Vilela por nos deixar experimentar a bike mais “badalada” de 2013!

Se por vezes os testes das revistas que conhecemos em Portugal pecam com certeza pela falta de tempo ou dedicação dos testers podemos dizer que este não foi o caso. Tivemos a bicicleta mais de uma semana e andámos em todo o tipo de condições: Monsanto, Sintra seco, Sintra molhado, Sintra depois de molhado, etc. etc. ! Smile

Indo ao que interessa. Depois de ver o Jared Graves a fazer 3º no campeonato do mundo na África do Sul e 2º no EWS, havia certezas que este quadro com certeza que não é um impedimento a um andamento ao mais alto nível. Agora a questão é conseguiríamos nós tirar o partido do quadro ou será os resultados do Graves 90% suor e só 10% resultado da bike !

Pois bem aqui vai:

Bike: já todos lemos ou ouvimos falar do sistema que caracteriza a Yeti SB (SB de SuperBike). O sistema de seu nome SWITCH é visível no quadro na “pessoa” de um pivot de proporções maiores e azul. O que tenta fazer é eliminar ao máximo o bombear da suspensão e a interacção da suspensão com o pedalar/tensão da corrente. Pelo que vimos até agora o que tenta fazer faz e bem. A cor da bike que utilizámos é linda de morrer e obviamente para os mais saudosistas de Yetis de outro tempo fica se logo com uma das cores tradicionais no bolso ! :)O turquesa. Se optarem pela de carbono claramente que as cores são mais secantes ! basicamente o quadro vem todo preto ! O primeiro contacto com o cockpit da Yeti indicia logo as suas raízes “fireroad” com um top tube mais longo que o normal que se nota na maneira de andar na bike e que a beneficia a subir e por um ângulo de direcção de nova geração de 66º com umas escoras traseiras mais curtas. O quadro tem 6″ certas de curso (~150mm) e pesa 3.5Kgs (a versão de carbono tira 400gr ao quadro). A bike completa como testada pesava com uns pedais para o pesadote (~500gr) 14,2kgs… Chega de tecnicidades e passemos ao que interessa !

A subir: apesar de estarmos perante uma bicicleta que não vai para o leve (não a pesámos porque não temos balança) a verdade é que o sistema switch e a opção de por o amortecedor em climb mode faz com que a bike suba de uma forma eficaz e com momento. Obviamente que não partilha da aceleração que um modelo mais leve poderia ter a subir mas claramente sobe bem e de um modo eficiente. Experimentámos subir com o amortecedor em posição aberta (descend) e em esforços intensos fora do assento a bike consegue eliminar qualquer bombeio ! Para além disso mesmo com a rigidez e em terrenos mais acidentados a bicicleta mantêm bem a tracção e apesar do seu ângulo mais aberto com a posição mais longa do top tube permite ter um comportamento que penso que poucas “bikes” com o intuito de serem boas all rounders e até mais endureiras tenham !

A descer: é claramente quando as coisas começam a descer que tudo fica interessante. obviamente que isto é um cliché para qualquer bicicleta que não seja uma pura XC mas no caso da Yeti é assim com certeza. A primeira sensação que se tem a descer e a rolar em terreno irregular é que o trabalhar da suspensão atrás é seco. Experimentámos afinar bem o sag, verificar compressão (que no caso deste fox vem agarrado à selecção do modo CTD) e rebound mas este é mesmo o trabalhar natural da suspensão. É algo que não passa despercebido principalmente em golpes médios e directos (vs. rolantes ou grandes embates). No entanto é algo que primeiro se estranha e depois entranha. Não sei se este comportamento está associado ao SWITCH que faz com que assim seja ou ao amortecedor que não tivemos oportunidade de experimentar outro mas uma coisa é certa: não tira velocidade!. O comportamento da suspensão é exemplar em todas as restantes vertentes. A bicicleta curva sempre com muita tracção e é muito previsível apesar dos pneus não serem os mais agressivos para este efeito. Em drops e saltos aterra com uma segurança tremenda onde bicicletas com cursos superiores a 6″ têm comportamentos piores. Em zonas acidentadas consegue manter um comportamento seguro permitindo arriscar um pouco mais em secções que já se conhecem. A cereja em cima do bolo é mesmo a capacidade de aceleração à saída de curvas e em rectas. Com estes condimentos a bike brilha em zonas de maior velocidade técnicas ou rolantes vs. zonas acidentadas lentas. Ganha outro coração de facto em velocidade. Bom exemplo é o Kamika 6 onde na primeira passagem com a bike bati o meu melhor tempo até então (incluindo SCv10). Um reparo para a corrente que no sistema actual tende a salta se usarmos o maior prato à frente. Deve ser resultado do sistema SWITCH e claro por não ter guia ou desviador de “nova geração” shimano.

No global penso que é uma bicicleta que não vai agradar a todos. A sensação de “secura” da suspensão atrás só é compensada por aqueles que forem empurrar a bike aos seus limites. É uma bicicleta que a um ritmo “normal” não vai mostrar a quem a usar do que é capaz. A sua capacidade reside na velocidade e na capacidade de nos surpreender em fazer secções a ritmos que não tínhamos feito antes.

Para mim o único senão agora é mesmo o tamanho de roda 26″. Passei o Natal frustrado por saber que tinha encontrado o quadro que quero para mim mas caí no “medo” de comprar algo que as marcas estão a condenar hoje à morte. O meu problema não é andar hoje com 26″ mas vender amanhã a preço de saldo por ter comprado hoje novo algo que as “massas” já não procuram! Irrita me o 27.5″ ! Uma coisa é existir e ser uma opção, outra é ser uma disrupção forçada das marcas para fazerem rolar equipamento novo mais rápido. Mesmo as marcas que tentaram resistir são agora vitimas da “educação” de mercado das restantes. Um episódio quanto a mim triste. Ninguém me consegue convencer que a diferença vai ser notória vs. por exemplo a evolução que seria andar com pneus que não furassem! (ou a opção de rodas 29″!).

De qualquer forma com as oportunidades que existem agora em quadros novos SB66 penso que arrependimentos não haverão muitos para quem por aí opte!


Artigo completo com fotos e vídeos aqui: Artigo AME
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renix
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MensagemAssunto: Re: Yeti SB66 Alu   Ter Dez 31, 2013 10:23 am

Tem boa pinta esse quadro! Quer então dizer que a Justbikes está a vender Yeti… fixe, já era tempo de termos acesso directo à marca!Smile
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Mollini
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MensagemAssunto: Re: Yeti SB66 Alu   Ter Dez 31, 2013 2:25 pm

Passas-te por mim e outro user no dia que andavas por Sintra!!

Sem dúvida que essa bike deve ser muito fixe.. e a cor e de loucos!!
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MensagemAssunto: Re: Yeti SB66 Alu   Ter Dez 31, 2013 2:59 pm

A par da Ibis Mojo, este quadro (especialmente na configuração de carbono) são os meus favoritos de sempre.
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MensagemAssunto: Re: Yeti SB66 Alu   Ter Dez 31, 2013 3:22 pm

Mollini escreveu:
Passas-te por mim

 ai molas, molas...   
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MensagemAssunto: Re: Yeti SB66 Alu   Hoje à(s) 1:37 pm

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