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 BOS Deville 160 TRC

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pijamas
A ler o manual de instruções da nova suspensão
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MensagemAssunto: BOS Deville 160 TRC   Sab Dez 29, 2012 9:32 pm

antes de mais, mola é mola! De titânio então, ainda melhor, fica bem mais leve mas não é tudo!

sempre preferi suspas as molas, a minha primeira foi uma Z2 Bam 63mm que ainda hoje me surpreende, e passadas muitas Z1, lá comprei uma 55Ti.

como montei a bike ás peças, fui pesando tudo para tentar manter o peso do cangalho abaixo dos 15kg.
a 55Ti tem um funcionamento soberbo mas os mais de 2,4kg andavam a tirar-me o sono!

como as peças vinham aos poucos, certo dia chego à loja onde estava a fazer a montagem e o Rui diz:
"olha o que tenho aqui para ti!"

e era a bela da BOS!
(1ªs impressões à vista desarmada e ainda a bater mal da bola)
o peso do site é real!!!! fiquei boquiaberto!!! era mesmo levezinha!
os acabamentos são soberbos e a atenção aos detalhes é qualquer coisa de por demais!
aquilo é uma obra de arte e olhando para todos os cantinhos, é impossível apontar um defeito!
até a caixa é linda lololol

tenho a suspa à mais de 1 mês e já fui meia dúzia de vezes prá serra curtir!
as regulações são super fáceis de ajustar ao gosto de cada um e o TRC a subir em pé dá um jeitaço dos diabos!

em termos de sensibilidade aos pequenos impactos, esta francesa é absolutamente surpreendente!
eu rodei duas 55 e esta Deville (bem regulada e com a pressão certa) fez-me esquecer a italiana em 3 tempos!
comparando com a concorrência imediata, o funcionamento da Deville é mais sensível inicialmente, mais progressiva a meio curso, e o que mais me espantou foi o facto de não bater no fim de curso (facilmente) mesmo com a pressão no mínimo recomendado!

no que toca a rigidez e torção, não tenho nada de negativo a apontar!
a frente da bike é precisa, estável e vai sempre para onde um gajo a manda! (quer seja dentro do trilho ou para fora dele Laughing )

de um modo geral o comportamento da bike ganhou imenso com esta suspa porque não custa nada levantar a frente naquelas situações complicadas onde virar o barco era quase inevitável!
a subir o TRC dá uma ajudinha porreira quando o empeno já é grande e pedalar em pé é a ultima opção!

preço: acho que vale todo o cêntimo e anda de mãos dadas com a concorrência directa!

um obrigado ao Rui e companhia da 2cycling por serem uns porreiraços de todo o tamanho Cool
site oficial

ps: desculpem lá o amadorismo da análise mas é o que se pode arranjar!

agora seguem fotos rascas e manhosas ehehe






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Francisco
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Dom Dez 30, 2012 12:28 am

invejaaaaaaaaaaaaaaaaa :-)

Quanto pagaste?
os tipos tinham lá isso em stock?? explica lá melhor.
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karl
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Dom Dez 30, 2012 12:15 pm

Nice review!
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pijamas
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Dom Dez 30, 2012 4:39 pm

Francisco escreveu:

Quanto pagaste?
os tipos tinham lá isso em stock?? explica lá melhor.
o valor ficou na casa dos mil euros Wink
quando montei a minha estava lá só mais uma, que era tapered e acho que já foi vendida também!
como eles são representantes e asseguram a manutenção, creio que basta ires lá e eles arranjam-te a suspa que queres.
a versão sem TRC, que é ainda mais leve e barata, tem tido mais procura.
dá lá um salto Cool

karl escreveu:
Nice review!
thanks Very Happy
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Balakeka
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Seg Dez 31, 2012 12:59 am

agora só falta um stoy na traseira
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pijamas
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Ter Jan 01, 2013 9:06 pm

uiiii e depois a subir?!?!?
o Stoy não tem bloqueio e é por isso que tenho o TST R.
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Francisco
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Ter Jan 01, 2013 9:14 pm

Muito bom, obrigado pela info.
Tenho de lá passar.
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Balakeka
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Ter Jan 01, 2013 9:16 pm

Nas subidas??? Depende nas técnicas e com muita pedra pode ser até muito melhor devido a sensibilidade muito superior.
A minha nao tem TRC e é 170mm.
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pijamas
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Ter Jan 01, 2013 9:57 pm

se eles tivessem lá a versão com 170 acho que ficava muito indeciso por causa do meu curso traseiro!
boa foto Wink

eu tenho 3 amortecedores à escolha e um deles a mola, 1 marzo rocco coil wc.
o peso extra é algo que não me interessa.
manter o cangalho abaixo dos 14,5 era prioridade!
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Johnnyboy
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Sab Jan 05, 2013 11:51 pm

Mas que é que se lembra de colocar uma BOS numa Orange?!... ihihihi... lol!

Eu por acaso não conheço a 2cycling, que pelos vistos até é perto da minha casa. geek

Eles também fazem as revisões às BOS? É daqui a uns tempos lá terá de ser feita... Rolling Eyes

PS: Porque é que optaste por uma suspa de 160mm? Porque não uma de 180mm, tendo em conta que tens uma Patriot? Sei que com uma Idylle irias gastar mais guito e ter mais peso, mas acho que a bike ficaria mais equilibrada...
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pijamas
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Dom Jan 06, 2013 10:28 pm

boas!
a 2cycling é agente autorizado e faz todas as manutenções!
o Rui disse-me que eles foram para França uns dias para ir à fabrica fazer formação.
eles agora dispõem da ferramenta especifica e dos tóculantes e tudo Wink

eu montei a bike às peças e experimentei muita coisa!
o peso com uma Fox 36 180 eram 700grs a mais!
com um 55 eram quase 500.
esta BOS com 160 chega e vou experimentar lá para Março a conversão para 170.
o peso total pesou bastante na tomada de decisão e não me arrependo.
a sensibilidade é soberba e não sinto falta de mais curso à frente.
o Patriot faz um exagero de curso atrás e o amortecedor nunca esgota!
ou seja, nunca uso o curso todo logo e a bike está muito equilibrada.
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komondor
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Dom Jan 06, 2013 11:52 pm

converter para 170mm?
Podes explicar-me isso sff pois sempre li que com 170mm apenas a tapered e que se podia reduzir o curso as deville mas nunca aumentar.
Pode ser que agora tenham mudado.

Já agora qual o preço de um kit de autocolantes e de uma revisão caso saibas sff.
Uma revisão completa com troca de retentores, casquilhos etc...
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Johnnyboy
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Seg Jan 07, 2013 2:13 am

Ok! Tenho de passar lá então, é que a minha já faz dois anitos daqui a uns mesitos e nunca foi à inspecção, mas também acho que ainda não precisa... ehehe...

Relativamente ao curso, acho que poderias ter optado pela versão de 170mm, mas se achas que porreiraça assim, siga! Wink

Mas confirma melhor isso da conversão para 170mm, porque tal como o Komondor disse, não me parece que seja possível. Podes reduzir o curso em qualquer uma delas, quer seja a de 170, 160 ou 140, para uma medida inferior e definitivamente... "no turning back"... mas aumentar não.

A minha é de 2010 e não dá, e pelo que sei, a diferença para as actuais são só os "tocolantes" e o aperto do eixo.
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pijamas
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Seg Jan 07, 2013 10:52 pm

nas versões de 2012 pelo que soube, assim por alto, pode-se trocar umas peças e aumentar o curso.
fico é sem o TRC.

o custo na revisão não sei porque com tão poucas semanas de uso ainda não me preocupei com isso eheheh
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Balakeka
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Ter Jan 08, 2013 12:12 am

A minha Deville tem 18 meses de uso sem revisão, não tão intensivos como gostaria, mas a sensibilidade mantém-se apenas com os cuidados básicos, por isso ainda não está necessitada. Uma folga muito ligeira, quase imperceptível nos bearings, que nem sei se sempre existiu.

Limpeza nas stantion, principalmente junto dos vedantes e silicone de vez em quando para amaciar. that's it

Neste tempo retirei 2 vezes o ar e recoloquei com o procedimento correcto para equilíbrio de câmaras.

Caso de falhas são raros mas tambem podem acontecer, como recentemente referiram os rapazes da Enduro Magazine, no ensaio de uma Morewood, que podem ver na sicklines.
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Balakeka
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Ter Jan 08, 2013 12:16 am

Esqueci-me

O que necessito mesmo é de tocolantes novos e ainda bem, são sinais do uso.
Very Happy
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blackbird
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 12:25 pm

pijamas escreveu:
antes de mais, mola é mola! De titânio então, ainda melhor, fica bem mais leve mas não é tudo!

sempre preferi suspas as molas, a minha primeira foi uma Z2 Bam 63mm que ainda hoje me surpreende, e passadas muitas Z1, lá comprei uma 55Ti.

como montei a bike ás peças, fui pesando tudo para tentar manter o peso do cangalho abaixo dos 15kg.
a 55Ti tem um funcionamento soberbo mas os mais de 2,4kg andavam a tirar-me o sono!

como as peças vinham aos poucos, certo dia chego à loja onde estava a fazer a montagem e o Rui diz:
"olha o que tenho aqui para ti!"

e era a bela da BOS!
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o peso do site é real!!!! fiquei boquiaberto!!! era mesmo levezinha!
os acabamentos são soberbos e a atenção aos detalhes é qualquer coisa de por demais!
aquilo é uma obra de arte e olhando para todos os cantinhos, é impossível apontar um defeito!
até a caixa é linda lololol

tenho a suspa à mais de 1 mês e já fui meia dúzia de vezes prá serra curtir!
as regulações são super fáceis de ajustar ao gosto de cada um e o TRC a subir em pé dá um jeitaço dos diabos!

em termos de sensibilidade aos pequenos impactos, esta francesa é absolutamente surpreendente!
eu rodei duas 55 e esta Deville (bem regulada e com a pressão certa) fez-me esquecer a italiana em 3 tempos!
comparando com a concorrência imediata, o funcionamento da Deville é mais sensível inicialmente, mais progressiva a meio curso, e o que mais me espantou foi o facto de não bater no fim de curso (facilmente) mesmo com a pressão no mínimo recomendado!

no que toca a rigidez e torção, não tenho nada de negativo a apontar!
a frente da bike é precisa, estável e vai sempre para onde um gajo a manda! (quer seja dentro do trilho ou para fora dele Laughing )

de um modo geral o comportamento da bike ganhou imenso com esta suspa porque não custa nada levantar a frente naquelas situações complicadas onde virar o barco era quase inevitável!
a subir o TRC dá uma ajudinha porreira quando o empeno já é grande e pedalar em pé é a ultima opção!

preço: acho que vale todo o cêntimo e anda de mãos dadas com a concorrência directa!

um obrigado ao Rui e companhia da 2cycling por serem uns porreiraços de todo o tamanho Cool
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ps: desculpem lá o amadorismo da análise mas é o que se pode arranjar!

agora seguem fotos rascas e manhosas ehehe







Como é que se comporta em subidas ingremes pedalando sentado? Eu sei que isto depende da geometria do quadro, o meu é um Specialized Enduro de 2010 que vou montar agora. Mas fala-me da tua experiencia. Não há a tendência da bike levantar a frente quando pedalas sentado?
Será que o TRC dá para esquecer o curso ajustavel? Não gosto muito de levantar o rabo do selim para subir.

O meu objectivo é ter só uma bike para tudo com +/-12,5kg. Tanto faço estiradas de 100km de XC, com subidas e descidas, como faço percursos tecnicos/descidas ingremes e um ou outro "saltito" (Já me deixei disso lol) .

Acabei de optar por um Marzocchi 55 Micro Swicth TA com curso regulavel 160-120mm, mas confesso que a Deville ficou-me entalada na garganta.

Como ainda não recebi a encomenda provalmente ainda irei a tempo de a alterar.

Outro ponto que pesou a aquando da minha decisão contra a Deville era não ter representante em Portugal além da Bikezone, mas já vi que esse problema tb está ultrapassado.

O que fariam? Mantenho a Marzo 55 (160-120mm) ou mudo para a Deville TRC.
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Francisco
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 12:29 pm

100km com 160? eu pra isso escolheria sempre uma com curso regulavel
boa sorte a chegar aos 12.5 Smile
depois vem cá mostrar
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 12:33 pm

Acho que uma Spec Enduro com 12.5kg, ainda pro cima com uma Marzo 55 é impossível .
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 12:45 pm

blackbird escreveu:


O que fariam? Mantenho a Marzo 55 (160-120mm) ou mudo para a Deville TRC.

Se tens a "paranóia" do peso e dinheiro para largar a BOS é muito melhor opção... Dentro das suspensões a ar talvez as BOS sejam do melhor que há no mercado, pelo que se vai dizendo!!
Mesmo assim chegar ao 12,5Kg não é fácil... ou o teu quadro é de carbono!?!?
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 1:13 pm

Francisco escreveu:
100km com 160? eu pra isso escolheria sempre uma com curso regulavel
boa sorte a chegar aos 12.5 Smile
depois vem cá mostrar

Actualmente faço isso com a minha actual bike com 180-140mm à frente e 170mm atrás com um peso total de 13,5kg e digo-te que alguns "colegas do XC" têm dificuldade em acompanhar-me.

De salientar que os 12,5kg é perfeitamente possivel, até menos pois estamos a falar do S-works em carbono.

Vê aqui esta com uma montagem ultra-light com uma suspensão de 150mm.
http://www.pinkbike.com/buysell/1210388/
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 2:01 pm

A velha discussão...

Pessoalmente não entendo nem concordo que se façam montagens super leves em bikes de Am com 150mm ou 170mm de curso.

Com uma montagem para atingir os 12,5kg, obviamente vai ter que se sacrificar a resistência do material, e assim, das duas uma, ou só se faz XC com uma bike de AM ou anda-se constantemente a enterrar dinheiro em material partido.
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 2:15 pm

Heckler, se for o mesmo setup para XC e AM, até concordo.. mas com um segundo par de rodas, pneus leves, com a BOS e tirando o telescópico nas voltas de XC, acho que não é complicado ficar com uma montagem muito perto dos 12,5 sem comprometer nas voltas de AM.
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blackbird
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 2:22 pm

Não me parece que a Enduro S-works de 2013, se corte ao material!!! O peso verificado é 25lbs 6oz (11,53kg) sem pedais.

http://www.bikerumor.com/2012/07/16/2013-specialized-mountain-bikes-complete-overview-actual-weights/

Eu gostaria é de ouvir opiniões relativamente ao que perguntei.....

Obrigado
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Amukinado
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Qui Jan 10, 2013 2:53 pm

Actualmente é perfeitamente possível ter uma bicicleta de 160 mm a pesar 12,5 kg sem comprometer a fiabilidade do conjunto. Claro que é preciso largar bem a nota, mas com um estilo de condução apropriado e alguns cuidados, o único perigo é lixar material nas quedas.

Quanto à tua pergunta, o Hugo já respondeu e eu apoio. Se há possibilidade de anular a compra e tens dinheiro para a BOS, força nisso! Não te vais arrepender.

Eu sei que não é da minha vida, mas esclarece-me só um ponto: pela descrição da tua utilização não seria melhor uma bike de 140 mm? Há um ano atrás mudei de uma bike de 160/170 (F/T) para uma de 150/127 e continuo a fazer praticamente o mesmo que fazia antes.
Se estivesse na tua situação, mesmo que tivesse em boa forma acho que não me divertia a fazer voltas maiores numa Enduro... Apesar de ser uma boa bike, é super pastelona comparada com outros sistemas de suspensão mais eficientes (VPP, amortecedor flutuante, etc.). Se gostares assim, perfeito! Mas acho que uma vez que se gasta o dinheiro é preferível procurar a melhor ferramenta para o trabalho para maximizar a diversão.


Última edição por Amukinado em Qui Jan 10, 2013 3:48 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: BOS Deville 160 TRC   Hoje à(s) 10:20 pm

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