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 Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso

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AndreXTR
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MensagemAssunto: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 8:45 pm

Para quem tem Rockshox, e não consegue esgotar os últimos 10 ou 20mm, é provavel que tenha uma fuga no o-ring do rebound, e o óleo do motion-control está a passar para as jarras causando bloqueio hidráulico e perca dos ultimos 10-20mm de curso. A longo prazo esta fuga de óleo do deposito do rebound/motion-control pode levar a inconsistência no rebound (perca temporária do rebound em obstáculos sucessivos). Para quem não tem a certeza se a suspensão afunda toda ou não, um truque fácil é retirar o ar todo e comprimir, ou então, retirar a tampa de cima do lado esquerdo da mola / uturn, e comprimir a suspensão sem a acção da mola.

Digo isto, porque esta fuga é um problema crónico nas Rockshox, e já tive isto várias vezes em diferentes suspensões RS e pelo que vi na net, não sou o unico. Não é nada de grave mas é irritante. Por exemplo, quando mudo o óleo à Domain ela faz o curso todo, mas passado 3/4 meses deixa de fazer os últimos 10-15mm. Em ambos os casos retirei sempre a mola para ver até onde a suspensão afunda sem a mola. Quando retiro o óleo em excesso da perna direita (que verteu do motion-control para o interior da jarra) a suspensão volta novamente a fazer o curso todo.

A solução é portanto trocar o o-ring vedante do veio do rebound, que leva uma coça gigante e que não dura nada!! A RS poderia ter criado uma solução mais eficiente. Para quem não quiser comprar o KIT o-rings de 30€ da RS que trás montes de palha que não serve para nada, a medida deste o-ring é 12mm x 3.5mm (diametro interno x espessura). O o-ring deverá ser feito em Nitrilo (NBR), que é uma matéria bastante usada em o-rings para hidraulicos.

Para as Rebas/Pikes dual air, e restantes RS de 32mm aqui fica a lista de o-rings:


Como já referi, o o-ring mais critico e que leva maior coça, é o o-ring do rebound (12x3.5) que é penetrado a torto e a direito pelo veio do rebound. Tanto quanto sei, é o mesmo quer para as suspas de 32mm quer para as de 35 (pelo menos para a Domain!). As lyriks DH como têm um veio do rebound mais largo deve ser outra medida.


Entretanto a ver se arranjo esse o-ring e logo digo como correu. Para quem quiser o ultimate fucking sealing performance, pode obtar por usar um Quad / X-Ring em Nitrilo na mesma medida em vez do tradicional o-ring da piça.


Última edição por AndreXTR em Seg Maio 07, 2012 10:25 am, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 9:21 pm

Amen! Grande DIY!

Fiz a revisão à minha pike (327) neste fds, a segunda neste mês, exactamente por me estar a acontecer isso... Não conseguia utilizar os últimos 15/20mm da suspensão. Julguei que fosse essa cena.

Acontece que não tinha excesso de óleo nas jarras, os cerca de 15ml, pelo que não me parece que seja do O-ring... Fiz o teste sem a mola e comprimo a susp. toda na boa. A mola do U-turn é a vermelha, tenho 85kg, ptt também não é provável que seja da dureza da mola...

Tens alguma ideia do que possa ser?

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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 9:24 pm

Se sem a mola ela esgota toda, então a única coisa que me vem à cabeça é que não estás a mandar saltos grandes o suficiente Laughing

As molas da RS são demasiado rijas para o peso recomendado. A vermelha/standart é para 72-80kg. Mas na verdade é boa é para quem tenha 80-90kg.

Eu tenho 70kg, mola vermelha, e só tenho 13% SAG. Final da semana vou buscar a SOFT (63-72kg)... Se calhar o ideal era uma X-SOFT mas nao quero arriscar até porque eu gosto de mandar uns saltos devez enquanto.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 9:38 pm

Lol, se calhar, se calhar Smile

Mais a sério, pode ter sido impressão por ter estado um tempo sem andar, mas depois da revisão fiz uma voltinha e notei a suspensão sensível até aos 80mm +/- e bastante rija daí para a frente, o que também é normal, mas comparando com o funcionamento tinha antes da revisão fiquei com a ideia que estava sensível ao longo de mais curso... Vai na volta e estava mais pesado antes Smile

Vou mandar uns saltos maiores para ver se a coisa melhor Embarassed

Obrigado pela partilha!
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 9:52 pm

Isso basta ir a 3km/h, descer um passeio e travar os 2 travões a fundo ao mesmo tempo que se manda um impulso com os braços para baixo, que ela esgota logo. Laughing Mas atenção que se a aselhice for muita pode dar em OTB lol
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 10:28 pm

Ó Cachado essa suspensão é do aço!!!!!!!!!!! cheers
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qua Maio 02, 2012 10:37 pm

AndreXTR escreveu:
Mas atenção que se a aselhice for muita pode dar em OTB lol

A ver vamos Smile

boxer escreveu:
Ó Cachado essa suspensão é do aço!!!!!!!!!!! cheers

5 estrelas

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Maio 03, 2012 12:25 am

Pra mim isso é problema de juntas.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Sab Maio 05, 2012 12:42 am

Já agora, para desmistificar mais um mito urbano: "O uso de óleo de motor no banho fechado das suspas"


Pode-se usar óleo de motor (100% sintético!) de densidade variável. 5w40 ou 10w40 são bons para o efeito. Recomendação da Enduro Fork Seals, e também da Manitou, que sempre recomendou o uso de óleo de motor para lubrificar as suspas no seu manual. A TFTuned também recomenda óleo de motor. Os óleos de suspensão (Motorex p.ex) são bons, mas é para se utilizar no hidráulico do rebound/compressão, porque foram construidos para isso, e têm aditivos anti-espuma etc. Para fins de lubrificar as jarras, óleo sintético de motor é o indicado, uma vez que é um oleo desenhado exclusivamente para lubrificação, e agarra-se melhor aos componentes internos da suspa.

PS1: Agora não me ponham óleo de motor no hidráulico em vez de por no semi-bath das jarras!! LOL.
PS2: Como é óbvio a dica do óleo de motor só é valida para suspensões de banho fechado tipo Rockshox ou algumas Fox! Suspensões de banho aberto tem de ser óleo tipo Motorex porque o oleo de lubrificação é comum à parte hidraulica.
PS3: Usem somente óleo 100% sintético! Mineral e semi-sintético ninguém aconselha (acho que tem que ver com o facto de serem obtidos através do petróleo, e os destilados de petróleo podem danificar os vedantes).
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Sab Maio 05, 2012 9:22 pm

Isso quer dizer que a minha 36 Tallas deve levar oleo de motor, mesmo que não tenha motor.
Aquilo depois não começa pralí a andar desalmadamente?
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Sab Maio 05, 2012 10:07 pm

Meti hoje oleo de motor na minha Domain, e aquilo que notei foi que agora faz menos fumo no arranque
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Sab Maio 05, 2012 10:47 pm

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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Dom Maio 06, 2012 12:30 am

Após a manutenção à Domain aqui fica o registo e o funcionamento do rebound.

Aproveito para confirmar que o O-ring problemático é de facto a medida 12 x 3.5 (comprei 10 o-rings por 1€, na Hidralveda em Lisboa). Na foto de baixo dá para ver o o-ring novo já montado. É só remover o velho com um "Picker" ou Pinça curva, e montar o novo com algum jeitinho.






Foto do pistão do rebound, que trabalha no interior do reservatório do óleo (na perna direita).





Durante a compressão o pistão do rebound é empurrado para cima e é obrigado a atravessar o oleo.




Após a compressão o pistão volta a atravessar o oleo em sentido descendente (recuperação). O fluxo do oleo empurra a anilha fechando os orificios vermelhos. Só pode passar pelos orificios laterais do rebound onde é mais, ou menos, estrangulado consoante a altura do "cone". A altura do cone é regulada pelo ajuste externo da suspensão (knob vermelho da lebre e coelho).





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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Dom Maio 06, 2012 5:51 pm

Perda, não perca. ; )
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Seg Maio 07, 2012 10:26 am

Obrigado, já corrigi o titulo.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Seg Maio 07, 2012 10:30 am

AndreXTR escreveu:
Obrigado, já corrigi o titulo.

Já só te falta corrigir a profissão e tornares-te mecanico de bikes.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Seg Maio 07, 2012 10:55 am

Isso não dá dinheiro
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 1:36 pm

xtr
Devias ser meu vizinho
eu pagava as mines e os coiratos e tu tratavas da minha suspensão Very Happy

bom topico
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 4:44 pm

Machuqueiro, aí no alentejo as suspensões aguentam bem sem a revisão.

Abrç lol!
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 6:31 pm

Calma Very Happy
ainda moro a uns bons kilometros da fronteira dessa bela terra.
já que não queres fazer nenhum as suspas da malta, continua com os post acompanhados de fotos.

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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 8:34 pm

Hoje mudei os o-rings,grande torra,mas ficou nice ainda mais com Redrum nos retentores e guarda pós,se alguém precisar dos o-rings comprei dois a mais.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 8:35 pm

Eu comprei 9 a mais e faço mais barato que o bullit.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 9:15 pm

mais barato fazes que eu não me meto a fazer aquilo para a malta,não tenho os óleos,tive de ir a uma loja fazer e foi um filme,não tinham óleo 5w,tive de ir comprar a outra loja,se soubesse tinha comprado os óleos e feito em casa como da última vez.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 9:29 pm

Aqui na Bike perdão Bykemania no Casal do Marco - Seixal têm 5W.
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Qui Jun 14, 2012 9:40 pm

Pois eu ja comprei uma litrada,fica me a faltar o de 15w
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MensagemAssunto: Re: Rockshox - funcionamento do rebound e perda de curso   Hoje à(s) 12:07 pm

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