InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  

Compartilhe | 

[Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jorgex
Ainda a ganhar coragem para subir a serra mais próxima

Bike : Sushi - Canyon Nerve ESX 7.0 S

MensagemAssunto: [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin   Sex Fev 10, 2012 5:07 pm

Estes Nobby Nic (NN) são os meus primeiros Schwalbe! Este fabricante germânico esteve sempre na minha mira, mas nunca calhou comprar, uma vez que os preços são exorbitantes! Não sonhava um dia ter pneus Schwalbe e muito menos a versão cara SnakeSkin e menos ainda a versão ultra cara triple compound.

鮨™: Pneus que vinham de origem para todas as bikes AM/ES/ESX 2007/2008 da Canyon.
Schwalbe Nobby Nic EVO 2.4" SnakeSkin '08:

[+]±58€
  • 2.40" [62-559]
  • Casing: 67TPI's
  • Goma: 3C
  • 700 e qualquer coisa g
  • Extras:
    • Kevlar
    • Evolution - uma tecnologia qualquer para reduzir a espessura da carcaça
    • SnakeSkin - tecnologia anti-furo
    • 3C - triplo composto; neste caso, miolo duro e tread macio

"... é um pneumático altamente sofisticado."

Para quê Mobil Dick quando a Germânia tem Nobby Nic?

Nobby Nic vorderrad:

Numa só palavra: seguro. NN foi, até à data, o pneu mais seguro que tive e como todos nós sabemos, segurança é sinónimo de andar ainda mais depressa nos trilhos, o que é uma coisa positiva.
Porém, não será uma boa experiência para todos, pois nem todos conseguem passar pelo processo de autodescoberta introvertida ou introspecção avaliativa. É uma questão de interiorizar o problema e focar/treinar o cérebro para o facto de que entrar nas curvas com elevada velocidade é seguro. Só assim é que pilotar a bike com o NN se torna natural.

Apesar de parecer que se monta no sentido oposto ao da rotação, o NN tem sido, dos pneus que tive, o que mais ataca o terreno. Não interessa a topografia, e a geologia tem pouca influência na pilotagem da bike. Por acaso, os pisos rochosos esquartejam facilmente o pneu e a lama não é propriamente uma amiga...
Em suma, o 2.4" gosta tanto, mas tanto de lama que dificilmente se vê livre dela. Pode ser que as versões 2.25", 2.1" e 1.8” resultem na lama, mas a minha versão revelou boa aderência e má autolavagem.
Eu falei em lama? Enganei-me! A Margem Sul é famosa pelos seus terrenos argilosos e aqui, infelizmente, nenhum pneu designado all-round tem bons resultados.

Os bttistas que se preocupam com as eventuais poças de água nos trilhos podem pedalar descansados pois, teoricamente, este pneu entra em hidroplanagem aos 104km/h.

Nobby Nic hinterrad:

Simplesmente brutal! Tem sido um exemplo para os outros pneus de AM. Muita aderência para a maioria dos pisos, os tacos têm a distância certa entre eles, o volume é correcto e até o hi-profile é excelente para transpor obstáculos (sem bater com os pedais no chão).

Ah! Gostei mais do NN como pneu de tracção, todavia, o triplo composto do pneu é um pau de dois bicos, a segurança e velocidade resultam em pouca durabilidade. Evil or Very Mad
Neste aspecto, acabei por considerar o [abbr=Mountain King]MK[/abbr] da Continental superior ao NN.

Não é por acaso que falo no MK pois, além da boa durabilidade, ele inspira confiança ao bttista na parte da resistência aos furos e nas paredes resistentes a cortes pelas pedras e outros demais elementos da natureza.

[/url]
Nova versão no fundo e o tread original na Sushi.

Conclusão:

Quão bom é NN? Bem... Deve ser o melhor pneu que alguma vez tive. Ponto final. Mas nada como expor os factos:

Facto: primeiro 3C de série na história do btt! Penso que isto diz tudo, né?
Facto: o preço não faz jus às tecnologias e seguranças activas/passivas que possui, isto é, temos um pneu gordo que protege a roda e conserva a energia do piloto; é leve para auxiliar o piloto nas súbitas mudanças de inércia; a borracha de triplo composto é muito fixe em termos de tracção e para dar alguma protecção aos furos mas também para os tacos do pneu não rasgarem com as acelerações e travagens... Eu podia continuar, mas penso ter transmitido a ideia do preço, ou seja, fabricantes como a Specialized não ficam muito atrás e praticam preços inferiores em cerca de 48%.
Facto: eu sou o meu próprio travão. Ou seja, é desagradável saber que não ando mais depressa nos trilhos porque não estou habituado a fazer as curvas com muita velocidade. Este NN poupa nos travões e aguça a técnica.
Facto: nunca furei nem nunca rasguei* as paredes do NN no mato. Esta treta do SnakeSkin funciona mesmo, por muito que custe confiar na fina carcaça.
Facto: excelente prestação em trilhos meio virgens, totalmente flat e single tracks com curvas off-camber, coisa que só uma dúzia de pneumáticos do mercado é que consegue.

Sempre que uso NN à frente e atrás, o planeta parece que deixa de rodar em torno do seu eixo e isto é um problema. Bem vistas as coisas, este ponto fraco é, provavelmente, o seu maior ponto forte. Vamos lá ver se consigo explicar:
Se eu usar NN normalmente, ele é um excelente all-round, todavia, existe um outro NN e, para eu poder usufruir desse potencial, basta pilotar a bike sempre no limite ou, melhor, sem limites. É um bocado como os carros de F1 e LMP1. São veículos para serem usados no limite e é aí que eles operam bem, onde os travões travam bem, onde a temperatura dos pneus está certa, onde o aerodinamismo está perfeito, onde as rotações blá, blá, blá.

Eu recomendo o NN 2.4” pois, de certa forma, ele assemelha-se a uma equação matemática. Sempre que o pneu apresenta parâmetros instáveis, os germânicos rectificam essas variáveis até baterem certo. De certa forma, é um pneumático altamente sofisticado.

1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende

Positivo:
  • excelente all-round, bom para coisas simples e igualmente eficaz quando solicitado
  • boa decoração, os stickers são grandes
  • 3C é uma faca de dois gumes; a bike curva completamente deitada
Negativo:
  • preço proibitivo e não é UST!
  • dificuldade em determinar a pressão adequada
  • 3C é um pau de dois bicos; não é o mais duradouro

* Por acaso, tive um triste incidente com os NN que me obrigou a ir para casa com um dos pneus completamente rasgado na parede. Olhei, não gostei do padrão do corte e reclamei na Canyon Portugal. Como os pneumáticos para btt são montados com filamentos na diagonal, cortes ou explosões em forma de “Y” não são comuns. Os cortes que se seguem é que são banais para casings bias ply: “/”,””, “---“. Este último mostra um pneu cortado por uma pedra.
Passados 2 dias, mandei o dito pneumático para a Schwalbe Portugal, onde houve uma peritagem e assumiram o defeito de fabrico. E com isto, ganhei um NN novo.
http://jorgexbtt.blogspot.com/
AndreXTR
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Pitch / Big Hit

MensagemAssunto: Re: [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin   Sex Fev 10, 2012 9:55 pm

Quanto tempo é que demoras a fazer um post destes?

Já alguma vez obtiveste uma circunferência no gráfico das estrelas ? Very Happy
http://www.bttveredas.com
fleyt

Bike : GT Fury W.C./R.M. Slayer

MensagemAssunto: Re: [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin   Qua Fev 29, 2012 12:24 am

Foi-me dito que as versões 2.25 se aproximariam, em largura, ao 2.35 da Maxxis. Consegues confirmar ou desmentir?
Amukinado
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Banshee Rune V2

MensagemAssunto: Re: [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin   Qua Fev 29, 2012 12:44 am

fleyt, nos actuais NN creio que sim. Parece-me que os anteriores eram mais finos.
http://www.6polegadas.com
Songo
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Lapierre Spicy 916

MensagemAssunto: Re: [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin   Qua Fev 29, 2012 10:32 am

Que grande review!!!

andré, se fizeres um gráfico daqueles para 1 spec dá o mais proximo possivel de um circulo (pronto, neste caso um Triscaidecágono regular (sim, fui à wikipedia aprender como se chamava, é por isso que cada post meu demora pra cima de 3 minutos

com tudo a 5's claro, porque é buéda sensível e não bombeia :p

pergunto-me se alguma revista faz testes a pneus sem serem "relativos ou seja, coisas mecanizadas, montar o pneu numa roda, pressão recomendada, e meter aquilo a rolar sobre 1 passadeira rugosa até se gastar. teste de tracção também não deve ser complicado de inventar..
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin   Hoje à(s) 10:20 pm

[Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Pneus] Schwalbe Nobby Nic 2.4" SnakeSkin
» vende se 4 pneus insa turbo dakar
» Durabilidade de pneus da sua B12
» [Dúvida] Quais pneus devo usar no Karango
» [CK] Pneus - Toyo, Nankang, Michelin...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
6polegadas :: Análises e testes :: Componentes-
Ir para: