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 Alinhamento de suspensões.

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AndreXTR
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MensagemAssunto: Alinhamento de suspensões.   Qua Jan 18, 2012 10:47 pm

Hoje venho aqui falar sobre alinhamentos de suspensões. É um assunto que se fala muito no motocross, mas nas bikes não se vê muita coisa. Em certos casos é capaz de ajudar a resolver problemas de fricção.

Deparei-me com este tema quando fiz uma revisão a uma E150 de um colega, que ao que parece, tem tendencia a sofrer deste "problema" contribuindo para maior fricçao. Não tenho fotos, mas também nao é preciso.

Basicamente nas suspensões com eixo de 20/25mm, e que utilizam parafusos para apertar o eixo, a perna que não tem o travão pode flutuar no "axle boss" de modo a permitir um alinhamento correcto antes de apertar.

O axle boss é esta parte do eixo, que deve estar lisa, sem arranhões para não prender etc:


Aqui fica uma imagem exagerada duma situação em que as jarras estão demasiado abertas face às pernas (vermelho). De uma situação alinhada em que as jarras tao 100% paralelas às pernas (verde). E noutra situação em que as jarras tao muito para dentro (que é o que costuma acontecer com a E150 aumentando a fricção).




Aqui fica um video a explicar como se faz nas motas, que é igual às suspas das bikes que usam parafusos para apertar o eixo.



O ideal é fazer isso com a suspa toda desmontada e achar a posição que ofereça menos fricção ao movimento das jarras.

O método rápido, é desapertar os parafusos do axle boss, verificar se a suspa flutua livremente, afundar a suspa, e apertar com ela afundada (posição natural em que as jarras se alinham na perfeição com as pernas). Se ainda estás a ler isto vai trabalhar que assim o pais não anda para a frente lol.

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Jorgex
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Qui Jan 19, 2012 12:37 pm

Eu uso eixo Maxle da Rock Shox e nunca me tinha apercebido de tal fenómeno alinhamento de suspensões! Shocked
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Qui Jan 19, 2012 7:09 pm

A maior parte dos cubos é a compressão das pernas retira a folga...

No cubo que tenho (formula sei lá qual), se não aperto bem o eixo a roda abana por todo o lado. No cubo em bom estado não é necessário tanto, mas requer sempre aperto para tirar a folga.

Alguns cubos não precisam de tal compressão (ex CK)
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Qui Jan 19, 2012 7:15 pm

Hoje estive a pensar mesmo nisso que dizes G_g, de facto o meu cubo (hope pro2) aperta por compressão da suspensão. Por isso se não apertar o suficiente este fica solto, daí a não saber se realmente é assim como dizes, xtr.

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Pedro Ferreira
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Qui Jan 19, 2012 7:24 pm

De notar que nas motas são suspensões invertidas, onde as jarras estão directamente no eixo... É quase como se as ponte das nossas suspensões não existisse... Que deve fazer alguma diferença...

Acho que numa Marzo Shiver ou numa Manitou Dorado este problema é mais crítico que numa coroa simples. Contudo, continua a ser verdade o que o xtr escreveu, idealmente estaria na posição alinhada, mas....
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Qui Jan 19, 2012 8:10 pm

uma dúvida!!?? o sistema de suspensão das motas não é o inverso do das bikes??? scratch
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AndreXTR
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Sex Jan 20, 2012 10:27 am

O facto de ser invertida ou não, teoricamente é indiferente, uma vez que ser as pernas ou jarras desalinhadas, vai dar ao mesmo. O importante é que as 2 estejam totalmente alinhadas paralelamente para deslizarem uma sobre a outra sem tensões e fricção adicional.

A minha experiencia neste assunto resume-se basicamente a uma E150. Que tem um eixo que enrosca e aperta na perna do travão, e depois tem os parafusos nas jarras (pinch bolts) para as jarras apertarem o eixo/axle boss (tal como no video mostra).

Na E150 o que aperta o cubo é o rebordo do Axle boss e não a suspensão! A suspensão trabalha unicamente na parte mais larga do axle boss e nao aperta o eixo (tal como no video da mota).


O rockshox maxle é diferente porque não tem os "pinch bolts" a apertar o axle boss. No entanto se desapertares o maxle hás de reparar que a perna direita mexe para os lados se fizeres força com a mão.

Pronto, a ideia do topico era so para alertar para o fenomeno de que dependendo da posição em que a perna direira aperta no eixo pode aumentar ou não a fricção. Este fenomeno é tanto maior quanto mais curso tiver a suspa. E se nas motos é critico, de certeza que numa suspa de bikes também deve ter influencia.

Pensem nisso, abrç
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MensagemAssunto: Re: Alinhamento de suspensões.   Hoje à(s) 4:19 pm

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