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 Trek Remedy 8 by P.M.

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P.M.
O animal do AM
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Bike : Trek Remedy 8 '09

MensagemAssunto: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 11:45 am

Ena, mais uma bike... Xii, mais uma Remedy...

Pois é, a busca da bicla perfeita é mais complicada que a busca do Santo Graal.
Porquê trocar a Reign? Porque não? Queria algo mais polivalente, mais leve, menos curso, mais all day epic rides. O target era algo nos 3kg e 140-150mm curso. Inicialmente estava virado para a Yeti 575, mas o preço elevado e a geometria algo estranha causavam muitas dúvidas. Scott Genius, Zesty, Remedy (pré 2010), Stumpjumper eram conceitos que gostava. E sim, para mim, uma bicicleta também tem de ser bonita. É mais um factor a ter em conta.
Infelizmente a busca do quadro novo demorou mais tempo que previa inicialmente e acabei por perder o encontro do 6P.

Mas consegui encontrar o que queria. Uma bela Trek Remedy 8 de 2009. Bonitinha e com uma geometria spot on! Desde que saiu, gostei imediatamente do design deste quadro. Linhas fluidas, quase organicas, tubos gordinhos e bem deformados, tubo superior com muito sloping....
Curiosamente, esta é a minha segunda Trek, a primeira tinha sido uma Liquid (que não tinha deixado saudades) em 2004. Longe de mim dizer mal da bicla que o xor administrador tanto gosta, mas foi mesmo um erro de casting...



Primeiras impressões:

A primeira surpresa foi a diferença de peso. Aproximadamente 700 gramas a menos em relação ao Reign. A nivel da qualidade da pintura, vi logo que a reign ia deixar saudades. Nada bate os anodizados e os da Giant são muito bons.
Estruturalmente, os pormenores são cuidados, belas soldaduras e design gráfico apelativo, mas continuo a não gostar muito do modo como a trek faz a zona do pivot principal (aliás, os problemas nessa zona já são quase históricos)...
Com o tubo de direcção cónico, decidi mudar a suspensão (Float RC2) também para este sistema . Pessoalmente, gosto deste conceito. Permite maior rigidez ao conjunto e a utilização de qualquer avanço existente no mercado.


Com o ganho de peso, decidi ser uns mãos largas e rever as suspensões a molas que já não usava desde 2004... A opção foi uma Van RC2, muito na moda actualmente. A conclusão é que... As suspensões a ar andam mesmo muito boas e a diferença é minima (principalmente na Wotan que foi talvez a mais linear que tive).
A passagem de cabos é normal, com a excepção da transição do triangulo dianteiro para o traseiro, onde os cabos se cruzam (desviador e travão traseiros) e todos os cabos têm de passar num curto espaçamento entre o tubo do selim e as bielas do movimento. A falta de espaço faz com que os cabos rocem no quadro, tornando obrigatório proteger o quadro e verificar bem o comportamento (posição) dos cabos ao longo do curso. Na primeira montagem dos cabos, consegui logo trilhar o cabo do Reverb...

O sistema ABP com o eixo é simples e permite uma montagem bastante fácil da roda traseira. Um ponto menos positivo, é o facto das escoras superiores, tão gordinhas que são, ficarem a escassos milimetros dos meus calcanhares e de vez em quando, lá vai um afagamento...




Equipamento:

A montagem é similar à da Reign, pois a maioria do material migrou de uma para a outra. A saber:

Quadro: Trek Remedy 8 (M, modelo 2009)
Caixa de direcção: Cane Creek XXzs Tapered
Amortecedor: Fox RP23
Suspensão: Fox 36 VAN RC2
Rodas: Mavic Crossmax ST
Pneus: Continental Mountain King 2.4 Supersonic
Espigão de selim: Rock Shox Reverb
Selim: SDG Bel Air Ti
Avanço: Thomson X4 70mm
Guiador: Race Face Atlas
Punhos: ESI Chunky
Travões: Avid Juicy Carbon 203/180
Discos Travão: Magura SL
Desviador traseiro: SRAM X.0
Desviador dianteiro: Shimano XTR
Manipulos mudanças: SRAM X.0
Cabos mudanças: Gore Ride On
Pedaleira: Truvativ Stylo OCT 2.2 24/36
Bash: Race Face Atlas
Cassete: Shimano XT 11-32
Corrente: Shimano XT
Pedais: Shimano 959
Peso: 13Kg



Como novidades: a Van RC2 que não precisa de grandes comentários; As rodas Crossmax ST, leves e resistentes qb, apesar dos aros serem um pouco estreitos; Os punhos da moda, confortáveis, fáceis de montar, sem rodar com o uso e bling bling qb; E o espigão rock shox reverb, que como não havia nenhuma review no forum, dedico-lhe uma parte especifica, a ler mais abaixo.

Test ride:

Com um quadro compacto, bastante rigido e com uma optima geometria, a remedy é muito equilibrada, manobrável e àgil.
Quando comparada com a Reign, nota-se imediatamente a diferença de peso e principalmente a distribuição deste. Este factor é maioritariamente notório a subir, onde a Remedy se porta muito bem. Apesar de ser menos hardcore, a Remedy transmite solidez, sem qualquer cedência do triângulo traseiro. As Crossmax ST por outro lado...
O comportamento a curvar é excelente. Mais rápida e manobrável que a Reign, ao inicio dava por mim a corrigir muitas vezes as trajectórias. Agora, creio ser mais rápido que antes.

A descer, não é um sofá como a Reign. Não pela falta de amortecimento, mas pelo caracter mais nervoso do próprio quadro. O amortecimento traseiro é muito activo e muito linear, bastante similar às FSR, mas no entanto achei-o um pouco saltitante, que me fez usar mais rebound que o normal.
Fruto da combinação do amortecedor de maior volume e do sistema full floater, os primeiros 2/3 do amortecedor são muito muito muito suaves e muito lineares, quase como uma mola, sendo depois a progressão normal de um amortecedor a ar.



Como desvantagem o amortecedor é muito suave e linear... Confuso? Pois, não se consegue ter nada perfeito. O que acontece é que a Trek favoreceu o comportamento no inicio de curso (que me parece a aposta correcta para este tipo de bicicleta), mas quando se abusa um pouco mais, o amortecedor “come” demasiado depressa o curso e este vai quase ao final. Se se aumentar a pressão, para corrigir isto, lá se vai o belo comportamento inicial...
Aqui, provavelmente, talvez se justificasse um amortecedor com uma camara menor, de modo a se ter maior progressividade. Fica para um tuning futuro.
De um modo geral, o Maestro da Reign tem um melhor comportamento e com menos influência na transmissão..

Como curiosidade, e descobri com a chuva que tem caido nos ultimos fim de semana por estas bandas, nunca tinha tido um quadro onde apanhasse tanta àgua vinda do pneu da frente como na Remedy... Isso ou ando a ficar muito caseiro e já nem me recordo... lol

Reverb

De um modo geral, gosto muito deste espigão. Eficaz, suave e de fácil accionamento. Comparando com o KS i950-R, o reverb é mais suave no movimento e necessita de menos força para o accionar. O lado negativo é o facto do Reverb possuir uma ligeira folga, coisa que no KS não existia. Nada de excessivo (ou comparável com os antigos joplin) e não se nota em andamento, mas não deixou de me surpreender pela negativa, tendo em conta que a Rock Shox afirmava que tinha estudado os espigões existentes no mercado para fazer o mais perfeito e funcional até à data....
Uma diferança para os outros espigões no mercado é o ajuste da velocidade do movimento. De fácil ajuste e com resultados notórios, mas é daquelas coisas que se faz uma vez na vida e é uma das razões pelo facto do remote ser tão volumoso.
O cabo (hidraulico) é estreito e bastante maleável, principalmente quando comparado com os espigões accionados por cabo, o que permite uma montagem simples, sem complicações e permite curvaturas mais apertadas. No entanto, este provavelmente precisa de ser cortado na maioria das bikes, devido ao comprimento (1300mm), mas é estupidamente fácil de encurtar (demora uns 2 minutos).
Deram bastante jeito os pequenos acessórios incluidos na caixa, para fixação do cabo, pois actualmente nenhuma bike (ou quase) tráz fixações para este. Sinal mais também para o kit de sangramento, incluido no pacote.





Não gostei tanto do manipulo. Ou melhor, gosto da parte de accionamento em si, mas a zona da braçadeira é grande e volumoso, restringido muito as zonas onde se pode colocar. Como o preferi montar do lado esquerdo (fica mais resguardado e o dedo esquerdo tem sempre menos para fazer), arranjar modo de o lá meter a jeito foi uma tarefa ardua. Tive de andar a jogar com a rotação e afastamento das manetes e shifters, até chegar a um compromisso viável.



A nivel de manutenção e problemas, como diria ceginho, a ver vamos... Pelo menos, a SRAM meteu uns videos no iutubi para ajudar.

A mudar:

Meter umas fotos de jeito comigo a andar Smile

Conclusão:

Não apresentando o melhor sistema de amortecimento do mercado, encarna perfeitamente o conceito de all mountain numa bicicleta leve mas capaz, muito polivalente, que ataca descidas e subidas com igual facilidade e proporciona longas horas de divertimento e conforto. Parece-me que a Trek criou aqui um clássico e que com as mudanças pós 2010, a Remedy ficou num limbo entre carne e peixe (portanto delicias do mar?) e perdeu a capacidade do it all que tanto se procura no AM...


P.M.
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 12:10 pm

Muito boa a review e acho esta bike muito equilibrada para all-mountain, conceito que muita gente anda a confundir com freeride.... Rolling Eyes

Falta ai um tensor de corrente, ficava bem um blackspire stinger, pelo que tenho lido barato e eficaz, estou á espera que o stock seja reposto na chain reaction (08-08-2011) para mandar vir um para a minha menina.

Espero uma actualização da review do reverb a médio prazo, em relação á fiabilidade e necessidade de manutenção, porque ando de olho nele para adquirir um...
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P.M.
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 12:15 pm

Gracias.
Curiosamente, até para cá tenho um tensor...Será também para testar mais tarde, assim como um sunline de 50mm.

P.M.
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Songo
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 12:34 pm

bela review e bela bike!

já agora, antes tinhas uma reign X, certo? ou era a "sem o X"
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ferra
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 12:53 pm

Muito louca!
Gostei de ler tudo, vou ficar á espera de mais tempo de uso no reverb, porque um dia mais tarde talvez um espigão desses seja uma opção séria para mim.
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 12:53 pm

Grande review...e espectacular bike!

Também tenho a mesma opinião quanto ao funcionamento da suspensão traseira,há ali qualquer coisa que podia ser melhorado (eventualmente foi nos anos seguintes...),sem prejudicar a sensibilidade do amortecimento.

A montagem está muito boa,eu só lhe colocava uns travões diferentes e talvez uns pneus mais resistentes Wink

Ah,e colocava também umas fotos mais pequenas!!! :p
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P.M.
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Sex Jul 22, 2011 1:30 pm

Boas,

A anterior era uma Reign X.
Quanto aos travões é algo que já anda a ser pensado há algum tempo, mas será provavelmente Avid, por razões económicas.
Os pneus não são de facto muito resistentes, mas para já, têm-se aguentado com a montagem como tubeless (que me parece a única maneira viável de andar com eles).

Fotos pequenas? Naaaaaaaa Twisted Evil

P.M.
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Dom Jul 24, 2011 1:27 am

Bela bike e bela montagem.
O peso está muito bom...
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Pax
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Dom Jul 24, 2011 6:06 pm

Mas que bela review! Sim esta torna-se digna desse nome e desta secção!

Bela montagem e peso canhão também!!! Wink
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Dom Jul 24, 2011 9:53 pm

Aleluia, ela apareceu, linda.

Parabéns, está em espectáculo, muito leve mesmo, deve estar com uma óptima agelidade.
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Seg Jul 25, 2011 12:05 am

Realmente é uma bike impressionante pela sua versatilidade.
A minha anda pelos 14,5/6kg mas está um pouco mais bruta.

Vai reportando essas voltas Wink
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MensagemAssunto: Re: Trek Remedy 8 by P.M.    Hoje à(s) 5:55 pm

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