InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  

Compartilhe | 

Urge Archi Enduro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
G_g
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Qual delas?

MensagemAssunto: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 11:30 am

Pois, é verdade. O meu capacete já chegou, e já o usei o suficiente para poder dar uma 1ª impressão (mais tarde actualizo).

Para quem conhece, sabe que este é provavelmente o integral mais adequado à prática de Enduro.

As outras duas opções que considerei, foram o MET Parachute, que é um capacete normal com queixeira, sendo por isso leve e arejado, mas estão relatados vários casos de a queixeira causar danos ao utilizador. A outra hipótese era o specialized deviant 2. Usei o do pedros durante uma volta em sintra, e tenho de admitir que em termos de fluxo de ar não tem nenhum problema. O ar circula, e não parece estar-mos a respirar ar já respirado (quem anda/andou de integral numa subida sabe o que quero dizer). Infelizmente, o Deviant, em termos de tamanhos é super manhoso... Existe um salto bem grande entre o M e o L. O M não me servia, e o L ficava super largo. Se tivesse servido, não tinha comprado o Urge, pois a diferença de preço é grande...

Agora, falando sobre o tal do carolo que adquiri. Em termos estéticos, nada a apontar, tudo a bom nível. O mesmo se passa em termos de acabamentos, tudo muito sólido, sem linhas a desfiar, nem nenhum pormenor negativo.
Em termos de protecção, ainda não tive de experimentar um impacto a alta velocidade, mas numa derrapagem em que acabei no chão deu para ver que efectivamente se está muito mais protegido quem com um capacete normal.

Tem a vantagem de ser muito leve para um integral, o que facilita imenso os esforços no pescoço. Depois, existe a questão do ar a circular. O ar que se respira é sempre fresco, e o ar que circula no interior (pelos buracos que se vêm) cumpre a sua função.

Como contra, apenas o facto de na zona onde estão as esponjas das bochecas aquilo aquecer um bocadinho em subidas mais longas.
Reparem que eu não tiro o capacete a subir, e o efeito de aquecimento é muito menor que com um integral dos maiores (TLD, THE, 661, etc)

Como último ponto (por hoje), vem a flexibilidade de tamanhos. Os senhores da urge, apenas têm 2 tamanhos, mas enviam todas as almofadas do interior em duas espessuras diferentes (algumas até vêm em mais de 2 tamanhos). Com isto, é possível ajustar exactamente o tamanho do capacete nos vários pontos. Eu comprei o capacete L/XL, e nas outras marcas seria sempre um L. Troquei todas as almofadas pelas mais espessas, menos as das bochechas, que deixei as mais finas, e ficou impecável.

Para mais tarde, ficam as fotos e o peso.

PS: a minha versão castanha e branca fico bastante bem cagada de lama, o castanho não anda longe da cor da lama.

Última edição por G_g em Ter Mar 01, 2011 8:05 pm, editado 1 vez(es)
Manel
Não há subida nem descida que o façam desmontar
Não há subida nem descida que o façam desmontar

Bike : Rose Uncle Jimbo

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 12:50 pm

Vendes-te a bicicleta? Very Happy
le0n1x
Usa 2 pratos na pedaleira

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 12:59 pm

Muito fixe este capacete e bom feedback o teu Smile

Diz-me uma coisa, compras-te em PT ou mandas-te vir de alguma loja da internet?
covas
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Come a meta

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 1:09 pm

Só ficaram a faltar fotos tuas Wink
FRanRider
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Liteville 601

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 1:16 pm

Nem de propósito! Tenho andado a ver esse capacete e gostava de ter este feedback! Tenho um integral demasiado pesado para AM e capacetes abertos que me expõem demasiado!! Este pareceu-me um bom compromisso (esquecendo o preço, claro)!!!

Vai actualizando. É interessante saber se manténs a opinião durante muito tempo, principalmente no que diz respeito ao aquecimento e ao peso que se faz sentir no pescoço (acho que não pesa 1kg não é?)

Tali bã
O terrorista do AM
O terrorista do AM

Bike : Evil Insurgent

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 2:55 pm

Compreendo e gosto da polivalência e ligeireza deste capacete, no entanto continuo a preferir um verdadeiro full-face, mesmo com a inconveniência da sua especificidade.

A marca também me fascina pela sua originalidade de forma e materiais (ou não esteja eu à espera de um Endur-O-Matic).

O peso deve rondar os 900gr, o mesmo que o meu TLD D2 Carbon, o que é notável para um capacete compósito.

Tira lá a foto da praxe - põe o dito em cima de uma balança digital!

G_g
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 8:11 pm

O meu veio de fora, por cá só lá para Abril/ Maio...

O feedback vai surgindo com o uso.... Mas consigo dizer que tem uma coisa que se nota em muitos integrais: cheiro. Neste capacete, todas as esponjas saem, portanto, depois de lavado, está a cheirar a Skip xD

Eu se for só para descer, também preferia um troy lee ou algo assim, mas como não gosto de andar a pôr e a tirar o capacete, optei por este. Em termos de peso, este está mais equilibrado, na maior parte dos integrais, a frente é mais pesada que neste archi. E isso faz uma boa diferença. Por vezes, o equilíbrio é mais abonatório para a qualidade que a leveza.

Manel: quanto à bicicleta, ainda por cá anda. Pode ser que consiga uma Prime e aí tome uma decisão complicada, mas duvido... Infelizmente, o tempo para andar são muitos intervalos pequenos, mesmo ao fim de semana. Consigo 3 ou 4x por semana tirar meia hora, o que é porreiro para dar uma voltinha por aqui. Já para ir para Sintra, tem sido impossível...
le0n1x

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Ter Mar 01, 2011 10:31 pm

O capacete é Lindooo Very Happy

Uma coisa tu usas camelack certo? É facil/confortavel beber pelo camelback com o capacete???
G_g
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Qua Mar 02, 2011 12:18 am

Uso camelbak sim.

Este capacete tem uma particularidade que ajuda com o camel. Podes passar o tubo por um buraquinho que tem na parte da frente (na foto da balança vê-se) ou então vem pelo espaço entre o queixo e a queixeira, se tiveres uma "torneira" do camel a 90º (eu comprei uma da camelbak, já que a válvula originar da minha mochila estava estragada).

Outra opção é passar pela abertura frontal ou até pelo espaço no meio da queixeira, entre o arco superior e inferior.

E o capacete atrás é um bocadinho mais alto que os outros carolos integrais, com este o capacete não interfere com o camel, como me acontece com outro integral se usar a mochila maior... Quanto ao camel, acho que mais fácil é difícil (mas admito que a pecita que tem a torneira a 90º fará qualquer integral dar bem...)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Qua Mar 02, 2011 12:55 am

um "buraquinho" para passar a mangueira scratch ... essa malta pensa em tudo
muito bem visto sim senhor !!!
boa opçao , é bem fixe esse casco
ibanezvai
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Specialized Enduro

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Nov 06, 2011 12:43 pm

Boas G_g,

Dei aqui com este teu tópico sobre o Urge Archie Enduro...
Já li a review que escreveste, mas como já passou algum tempo queria perguntar-te, depois de o teres usado certamente bastante qual é a tua opinião actual sobre o bicho...
É que estou inclinado para um destes....
Já agora conheces alguma loja que venda este capacete???

Estendo estas questões a outros membros do forum que usem este capacete.....

Obrigado a todos
TheEndOf
Está sempre pronto para um novo desafio

Bike : Intense Tracer VP

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Nov 06, 2011 12:55 pm

Ibanezvai na CRC tens este capacete a venda e penso que seja dos melhores preços que podes encontrar...
ibanezvai
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Specialized Enduro

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Nov 06, 2011 12:59 pm

Sim eu sei... Eu perguntei ´pois estava numa de experimentar 1º antes de mandar vir....
TheEndOf

Bike : Intense Tracer VP

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Nov 06, 2011 1:04 pm

Pois isso é sempre uma coisa complicada mas tenta ir à página da urge e ver quem é o dealer português.
BRT

Bike : The last of the 26"

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Nov 06, 2011 1:14 pm

Há uma loja no Luso que os vende, VERSAO RADICAL se bem me recordo é o nome da loja.
G_g
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Nov 06, 2011 8:25 pm

O capacete é bem porreiro, mas nunca deixa de ser um integral. Nas subidas longas tiro o capacete.

Normalmente nas voltas em Sintra só não o tenho na cabeça na longa subida inicial, que depois só sai no carro.
anfo
O animal do AM
O animal do AM

Bike : Giant Reign X

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 12:06 pm

Desenterrando este tópico...

G_g, ando à procura de um integral e vi agora no tópico das promoções um a bom preço.

Após 1,5 ano de uso qual o teu veredicto final? Vale a pena a compra, não é muito quente?

Até agora só tenho experiência com o meu antigo 661 Comp. Era fraquito mas gostava bastante dele. Confortável, leve e não muito quente.

O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 6:57 pm

Eu recomendo. Já cumpri o seu crash test com distinção.

O facto de as esponjas darem para tirar permite lavar facilmente. Além do mais, vêm esponjas de diferentes espessuras para adaptares 100% a ti.

Ultimamente, retirei as esponjas que ficam na zona das bochechas. Fica bem ventilado (de forma a que consigo subir com o carolo posto. Só em lembro de o tirar em Agosto com uns belos 37º). O capacete não se mexe mesmo sem as esponjas das bochechas, a lateral e parte de trás da cabeça fixam a posição do capacete.

Acho que quem gosta de proteger um bocado os dentes, é muito melhor opção que o met parachute. Não é o integral tradicional, mas posso afirmar que a "queixeira" é bem resistente. Para as minhas voltas, deixei de usar o capacete aberto (o de xc).

Sei que existem vantagens nos abertos, existem vantagens nos full-face, mas acho este o melhor compromisso. É que enquanto um full-face não se anda sempre com ele, este podes mantê-lo a volta toda (excepto para comer... e mesmo beber água requer truque para passar a mangueira do camelbak no buraquito).

Recomendo, sem dúvida. Voltava a comprar ao preço que paguei, então com promoçoes nao pensava 2 vezes
anfo
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 7:48 pm

Mas depois de ver este link assustei-me, e perdi toda a vontade de o comprar... Rolling Eyes

http://forums.mtbr.com/utah/crash-report-urge-archi-enduro-helmet-795542.html

O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 8:06 pm

Não tinha visto essa report.

Pela descrição do gajo, a velocidade a que ele ia para passar tão longe da recepção, devia ser algo elevada.

Acho que posso resumir a coisa de forma simples: Se vou subir a pedalar levo o archi. Se for a subir de carrinha/carro/teleferico etc integral a sério.

Não é por acaso que em França eles usam 2 capacetes, um integral para as especiais a descer, e um de cross para subir.

Á velocidade a que eu desço, o Archi chega. Aliás, vejo um pouco como o usar caneleiras e cotoveleiras. Depende das voltas que dou, se tenho boleia para cima ou não. Adequo a velocidade ao equipamento que tenho (as protecções aumentam-me um pouco a confiança para arriscar).

A pergunta é: como ficaria o gajo sem capacete? Podes ler que ele caiu de cara ao chão sem mãos nem braços a amparar. Acho que pelo menos um maxilar partido e uma valente conta no dentista era o mais provável.

Cabe a cada um escolher o que mais se adequa. Eu como em pequeno parti um dos dentes da frente, não quero voltar a passar por esse filme. Vê o Archi como uma alternativa aos capacetes abertos de AM mas que te protege a boca.

Aquilo não é capacete para os dias do DH. Especialmente dias de DH em bikes de AM que é o que muita vez nós fazemos...

Conselho: experimenta o specialized deviant 2. Se te servir, é muito boa opção. Só não o tenho porque o salto entre o M e o L é tão grande que o L nadava na cabeça e não me conseguia espremer para dentro do M.
anfo
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 8:14 pm

Atenção que não estou a dizer mal do Archi. Concordo com o que dizes, ele ia a alta velocidade e a fazer DH puro que aquele capacete não era o mais adequado. Aliás, se estivesse a fazer Enduro não tinha levado o Leatt.

Mas o objectivo da minha compra não é um capacete para Enduro, mas sim um capacete fechado para os dias de DH, com carrinhas. Por isso é que deixei de parte a opção do Archi e vou para um integral tradicional.

Como dizes, e bem: "Vê o Archi como uma alternativa aos capacetes abertos de AM mas que te protege a boca."
Neste campo acredito que o Archi seja uma óptima opção.

O animal do AM
O animal do AM

Bike : com pedais

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 9:24 pm

Anfo e os Down o Matic? nao gostas?
http://allmountainlifestyle.wordpress.com/
carlosparentee
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 9:32 pm

Tipo este Smile eu tenho o Frisco (so muda a cor) e gosto e acho o fresco para um Integral... comprei o usado com o mesmo objectivo que tu queres

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=86642
anfo
O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 9:38 pm

Não acho muita piada, e sempre são mais 50€ do que o Archi que colocaram nas promoções. A minha escolha era mais pelo preço do que pelo gosto.

O animal do AM
O animal do AM

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Dom Set 30, 2012 9:40 pm

Umas croas mais barato
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=70798
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Urge Archi Enduro   Hoje à(s) 4:16 pm

Urge Archi Enduro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte